2010/06/04

Notícias do Dia

Apple promove o HTML5, mas com o seu "toque especial"; o novo Windows Live Essentials, o iPhone HD que se aproxima, YouTube com livestreaming, um novo leitor de músicas para Android, e muito mais.


Apple promove HTML5... mas não para todos!

A Apple muito tem "cascado" no Flash, e promovendo o uso do HTML5 como alternativa aberta e com mais futuro. E para mostrar o seu compromisso, até lançou uma página HTML5 onde demonstra algumas das suas capacidades.


O problema é que novamente demonstrou porque razão é também merecedora de muitas e variadas críticas... Então não é que para promover este HTML5 "aberto" a todos... criou uma página que apenas pode ser vista se tiverem o browser da Apple, o Safari!?!


Verdadeiramente vergonhoso... e parece demonstrar que a Apple só quer uma web aberta... para quem utilize o seu browser!
Update: afinal é possível aceder às demos HTML5 a partir de outros browsers, utilizando este link directo.

Espero bem que os web developers não embarquem na criação de páginas específicas para Safari... já vimos o resultado de tal coisa na altura do IE da Microsoft...


Enquanto isso, se querem ver que tal o vosso browser se comporta com o HTML5, podem sempre dar um salto a esta página: HTML5TEST. (Neste momento, o meu chrome dá um resultado de 142 em 160.)


Microsoft Windows Live Essentials

A Microsoft prepara a nova colecção de programas Windows Live Essentials, que para além do popular Messenger conta com um editor de fotos e vídeos e vários outros utilitários, como o Windows Live Sync (embora continue a aconselhar o Dropbox.:)
Há funcionalidades interessantes, que permitem (por exemplo) seleccionar partes de múltiplas fotografias para criar uma única (ideal para fotografias de grupo, onde se pode facilmente evitar que alguém fique com os olhos fechados) e uma vez que são ferramentas gratuitas... vale sempre a pena espreitarem.



Doubletwist no Android

Não há dúvida que os "olhos também comem", e que uma App atractiva é capaz de fazer milagres na altura de decidir entre diversos equipamentos.
O Doubletwist media player para o Android chega no momento certo, e adiciona um mediaplayer cheio de estilo que deverá rapidamente conseguir as preferências dos utilizadores desta plataforma.


Google com imagens personalizadas
[O Google com inveja do SAPO? ;) ]

O Google dá aos utilizadores a possibilidade de personalizarem a página mais visitada da Internet colocando a imagem que desejarem como fundo.


iPhone 4G/HD
Vai ser apresentado (espera-se!) já na próxima 2ª feira... mas enquanto não aparece, vão-se multiplicando os rumores e avistamentos, e renderizações do possível modelo final.
Continuo a achar bastante estranho aqueles "cortes" que se vêem nas partes laterais (e também na zona superior)... algo que poderia rumorizar que fosse um sistema de absorção de choques, ou até uma separação para que essas partes metálicas pudessem servir de antenas?...

Bem... na 2ª feira saberemos. :)



YouTube com vídeos em Directo?

Parece que o YouTube se anda a preparar para aderir ao LiveStreaming, algo que poderá muito bem estar relacionado com o futuro Google TV (ou então não ter nada a ver.)
O que é certo é que, se assim for, os restantes serviços de live streaming, tipo UStream, Justin.tv e outros, terão que se preparar para enfrentar a esmagadora concorrência de um serviço do Google.


Fundo de angariação para o iPad

O dia de hoje marca também o final oficial da primeira e hiper-bem-sucedida angariação para o fundo de gadgets do Aberto até de Madrugada.
Os últimos participantes poderão efectuar a transferência ainda durante o dia de hoje; qualquer transferência após esta data ficará a acumular para o próximo gadget.

Há boas perspectivas para se conseguir arranjar um iPad em tempo útil (desde alguns dias, ou no "pior dos casos" para o meio do mês)... e assim que o confirmar, serão os primeiros a saber! :)
Os participantes receberão um email durante a próxima semana com mais informações.

12 comentários:

  1. Anónimo4/6/10 17:07

    O nível de compatibilidade com o HTML5 (ainda) varia de browser para browser (ver site HTML5test). Por exemplo, consigo aceder à demo "Typography" com o Firefox 3.6.3 (usando o User Agent Switcher ;) e funciona tudo bem. Mas quando acedo à demo "Transitions" já não funciona. A Apple teve o cuidado de explicar isso mesmo "(...) HTML5, CSS3, and JavaScript. Not all browsers offer this support.". Esta showcase serve apenas para mostrar as (futuras) potencialidades do HTML5 "But soon other modern browsers will take advantage of these same web standards — and the amazing things they enable web designers to do." que o Safari actualmente já suporta...

    ResponderEliminar
  2. A cena do livestream no youtube e que vai ser do best! ;o)

    Andava aqui com umas ideias de como seria fixe poder fazer live streaming a partir de um telemovel (para partilhar cenas que vou vendo por ca nos States :o)) e agora os gajos implementam isso, muitoooo fixe! ;o)

    ResponderEliminar
  3. e pena q o jogo das damas esteja mal feito.
    eu aki a perder tempo a jogar, e dps as regras do jogo estao erradas BAH

    ResponderEliminar
  4. Dos_Passos4/6/10 19:28

    Pois o HTML5 ainda não está totalmente definido (standardizado)...

    Mas o site estar optimizado apenas para o Safari, sobretudo para acesso através de iPhone/iPad não é inocente.

    O Safari é uma peça principal na estratégia da Apple para dispositivos móveis. Quem o diz é Steve Ballmer: "People focus on the apps, but the browser is really the thing that has distinguished their phones from others,"
    http://bit.ly/bIATNt
    P.S. Não se iludam com os inúmeros browsers que há para iPhone/iPad. Com excepção do Opera, que não é grande coisa, são todos variantes do Safari.

    ResponderEliminar
  5. @BUGabundo

    Por acaso estas é que saõ as regras correctas, em Portugal é que se joga uma qq coisa qq que não é Damas.

    ResponderEliminar
  6. Dos_Passos4/6/10 23:04

    Ainda sobre a página da Apple em HTML5 com detecção de browser (user-agent detection), de modo a que quem não usa o Chrome, por exemplo, não pode experimentar.
    Há outra página da Apple sem user-agent (no link "demos on Apple's Safari Technology Demo")
    http://bit.ly/bDxW0V

    ResponderEliminar
  7. Apple
    "Dá pra resumir em três palavras o aspecto mais frustrante de ser um cliente da Apple: "Conecte ao iTunes".

    Enquanto cliente do Google, a vida é fácil: um login para todos os serviços, acesso a todos seus arquivos a partir de qualquer computador.

    Quando 300.000 pessoas ligaram seus iPads pela primeira vez no mês passado, porém, a primeira experiência que eles tiveram não foi mágica nem revolucionária. Foi depressivamente retrô. Aquela pequena fatia do futuro estava inutilizável assim que era tirada da caixa, porque ainda é escrava de um computador desktop, precisando ser ligada com o mesmo cabo branco usado pelo primeiro iPod há quase dez anos.

    A vergonhosa experiência de primeiro momento com o iPad é a mais recente e uma das mais pronunciadas manifestações do mais profundo problema da Apple. Um que está para ficar mais e mais perigoso, como o Google tornou tão claro semana passada: a Apple está se debatendo contra a internet.

    O outro problema com o iTunes é que ele está alicerçado em uma aplicação. A demonstração do Google na semana passada, mostrando sua loja de músicas baseada no navegador empurrando músicas sem cabos para um aparelho Android, e o seu serviço Simplify Media que consegue transmitir sua coleção inteira de músicas para o seu telefone via streaming também sem fios, fizeram o iTunes em seu estado atual parecer simplesmente arcaico.

    Um minuto depois de tirar qualquer telefone Android da caixa, ele já está carregado com meus contatos e emails, no mínimo. Para algumas pessoas, a configuração inicial de um iPad pode demorar horas.

    Isso é sinal de um dos problemas fundamentais do iPhone e do iPad: eles não conseguem existir sem um computador de mesa, o aparelho que eles mesmos deveriam substituir.

    o iPad parece ser o perfeito computador caseiro. Uma tela projetada para receber e exibir informações no ato, em vez de armazená-las. Muitas pessoas compraram o iPad de 16GB com isso em mente: receber e exibir vídeos e fotos através da sua rede doméstica. No entanto, a única maneira de fazer isso é com aplicativos de terceiros (como o excelente Air Video). Parece óbvio que você deveria conseguir disponibilizar a sua biblioteca de músicas local para o iPad via streaming — como é possível fazer para qualquer computador com iTunes, ou mesmo com o AirPort Express —, mas a Apple, que até recentemente só mostrava o iPad sendo usado nas casas das pessoas, não deixa fazer isso.

    O iPad e o iPhone expõem o lado atrapalhado da Apple por serem tão perfeitamente projetados para estarem sempre conectados, no entanto sem ter uma gama de serviços para dar suporte a isso — pelo menos não serviços da própria Apple. Esta ideia de que o que estamos segurando em mãos é o brilhante futuro da computação perde o seu brilho desnecessariamente.

    A única missão do Google, por outro lado, é conectar todos os aparelhos que eles conseguirem à internet. Qualquer aparelho, de qualquer plataforma, com qualquer software, em qualquer lugar com uma conexão à internet roda o Google, seus aplicativos e serviços. Computação onipresente. Se a Apple não reinventar o computador, o Google o fará. E a única maneira que a Apple tem para fazer isso é reinventar a si mesma.

    A Apple tem que fazer com que eu seja o verdadeiro centro do universo dela, de forma mais concreta do que simples branding. Colocar "i" na frente de tudo não é suficiente."
    Matt Buchanan


    O site com HTML5 funciona somente no Safari! Mais um erro grave da Apple.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/6/10 19:29

    enfim, só lunático a passear por aqui. o safari usa o webkit como motor, q é opensource e usado em vários browsers. actualmente nem todos os browsers suportam a funcionalidade X ou Y do html5. é um work-in-progress. obviamente que a apple fez demos daquilo que funciona no safari com a versão do webkit q usam.

    começa a meter impressão estas teorias da conspiração anti-apple. enfim.

    ResponderEliminar
  9. http://html5test.com/
    217+10
    e ha pessoas a fazer 227+15 :D

    ResponderEliminar
  10. Com que browser? mesmo o meu chrome ainda só dá 197+7... :/

    ResponderEliminar
  11. 6.0.432.0 (49488) Ubuntu
    http://dl.dropbox.com/u/1542599/217.png

    ResponderEliminar