Este Waze é um serviço que pretende dar um novo significado ao tráfego na estrada, e a ideia é simples: através da vossa velocidade, e com a possibilidade de relatarem as condições (acidentes, etc.) os outros condutores serão informados e terão assim a possibilidade de optar por caminhos alternativos.
O Waze está disponível gratuitamente para iPhone, Android, Windows Mobile, Symbian, e outros dispositivos.
Claro que um serviço deste tipo apenas funciona se houver um número razoável de utilizadores; mas conta também com a vantagem acrescida de poderem vocês mesmos criarem novas estradas e pontos de interesse.
Idealmente, seria óptimo que o Google aproveitasse algumas destas ideias (update: afinal o Google já faz isto, através do My Location, obrigado aos comentadores :) e as integrasse no seu próprio Google Maps... é que é ter dezenas ou centenas de sites distribuídos, onde cada um se especializa numa pequena parte... acaba por ser mais um incómodo que outra coisa.
Mas, vale a pena manterem este Waze debaixo de olho... oferece possibilidades muito interessantes.
Sem dúvida que essa é uma funcionalidade interessante. Mas se não estou enganado, o próprio Google Maps já inclui esse tipo de informação desde o ano passado. Cá está:
ResponderEliminarhttp://googleblog.blogspot.com/2009/08/bright-side-of-sitting-in-traffic.html
a ideia está gira, eu usei durante um mesito no Porto, mas dps desisti porque eram só uns 3 utilizadores na invicta... :P
ResponderEliminarO conceito vai ainda mais longe, tipo no dia dos namorados o sistema colocou corações virtuais no mapa e os utilizadores ao passarem por eles (tipo Pacman) ganhavam pontos extra... ;)
Sim, já há bastante tempo que isso está implementado no Google Maps (desktop e mobile):
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=aHeavj-rXp0
Mas como já foi referido, para funcionar precisa de utilizadores...
Err, pois... já actualizei. Eu sabia que o Google tinha a informação de trânsito mas já nem me lembrava que também utilizava o My Location para esse efeito. Obrigado pela referência! :)
ResponderEliminarJá agora, para quem não conhece, aqui fica outra funcionalidade interessante do GMaps, que por enquanto não está disponível por cá:
ResponderEliminarhttp://maps.google.com/bking
(ver vídeo integrado na página)
aliás:
ResponderEliminarhttp://maps.google.com/biking
@JACk
ResponderEliminarAqui nem abre o link, dá not found...
ah ok, biking, esse sim, já funciona. :)
ResponderEliminarMas o tráfego do google maps ainda não esta operacional em Portugal, ou esta? na página do gmaps quando faço zoom em Portugal a opção tráfego desaparece, confirma???
ResponderEliminarSim. Imagino que por cá não haja quantidade suficiente de pessoal a "contribuir" para os cálculos:
ResponderEliminarhttp://maps.google.com/support/bin/answer.py?hl=en&answer=61454