2010/09/23

Notícias do Dia

Novidades gráficas da Nvidia, DirectX 11 em Linux, software português no Espaço, ainda os lucros do segmento mobile, um "mini-computador" que não se mede aos palmos, projectores 3D e muito mais.


Nvidia GPU News


A Nvidia já revelou o seu plano para os próximos anos, e parece que a eficiência chegou finalmente aos GPUs tal como já aconteceu (e acontece ainda) com os CPUs.
Depois de anos a lutar pelo máximo de desempenho de forma "cega", sem grandes considerações pela energia consumida, a Nvidia centra-se agora na eficência por Watt gasto - e nesse aspecto, espera grandes avanços nos próximos anos.

Depois dos GPUs Tesla e Fermi, teremos os Kepler em 2011, e os Maxwell em 2013 - chips que serão 2 a 8x mais rápidos que os que existentes neste momento.


A NVidia abriu também o CUDA (que até aqui funcionava apenas nos seus chips) - que passa agora a poder ser executado em qualquer CPU x86.

Ainda relacionado... a Nvidia espera lançar uma nova versão do Tegra a cada ano. Dizem que o Tegra 3 está para breve, e o 4 já está a ser planeado - isto ainda do Tegra 2 ter chegado ao mercado "real". É o verdadeiro "lançamento de coisas obsoletas" de que já falei em tempos: quando o Tegra 2 chegar ao mercado sob a forma de produtos reais, já está tudo à espera dos "anunciados" que irão trazer o Tegra 3, e assim sucessivamente... :/


DirectX 10/11 em Linux

Entretanto, o DirectX 10 e 11 aproximam-se a passos largos do Linux, o que poderá ser percursor de boas notícias para aqueles que apenas mantêm o Windows por causa dos jogos.
Em breve será possível correr programas em DirectX 10 e 11 usando o Wine (que até aqui apenas suportava o DirectX 9 e o DX 10 de forma limitada.)

Operadora Americana Censura SMS's
É algo estranho que nos chega vindo do país da "Liberdade": a T-Mobile diz ter o direito a poder decidir quais os SMS que permite enviar na sua rede.
Ora... por muitas boas razões que possa ter para isso, o que é certo é que... quem são eles para decidir o que constitui um SMS "bom" ou "mau"? Por este andar, qualquer dia também querem decidir quais as pessoas "boas" para quem posso ligar ou não...

Por cá, o que me preocupa mais, é a quantidade incrível de SMS enganados que eu (e não só) recebo na rede Vodafone. E olhem que são mesmo conversações inteiras que por vezes se apanham.
... Que sirva de aviso para todos os que pensarem que os SMS enviados são "privados".


Os Lucros nos Telemóveis

Depois dos gráficos de ontem, que mostravam a fatia escandalosa dos lucros da Apple no segmento mobile, eis outro gráfico interessante que dá outra perspectiva do que tem acontecido nos últimos anos.

Como se pode ver, a grande prejudicada tem sido a Nokia, com a HTC e a Samsung a manterem-se "na mesma" (com alguns altos e baixos), e a Motorola tem crescido desde a sua aposta no Android.
A Sony Ericsson, que também "desapareceu" dos lucos nos ultimos tempos, volta também a mostrar sinais de recuperação; e a LG exibe claramente os motivos que levaram à demissão do seu CEO... com os últimos 12 meses a serem desastrosos a nível de lucros. (Esperemos que com a aposta a sério no Androis, mostrem iguais sinais de recuperação a curto prazo.)


Projector 3D com Óculos Passivos

Se o factor que vos tem afastado do 3D em casa é a necessidade de óculos activos (shutter) com pilhas, e logo, mais pesados - então já têm alternativa. Este projector 3D da Runco utiliza óculos passivos como os que encontramos na maior parte dos cinemas nacionais.
No entanto esta comodidade não sai barata: $49,995 USD.


Critical Software volta ao Espaço

A "nossa" Critical Software ganhou um contrato de fornecimento de software para satélites Europeus. É sempre bom ver uma empresa nacional nestes altos vôos. Parabéns Critical, e que leves o bom nome do software sem bugs feito em Portugal para outras galáxias! ;)


Mini-Computador de Respeito

Se procuram o máximo desempenho no mínimo volume possível, eis a combinação perfeita para vocês: uma reduzida motherboard Mini-ITX numa mini-caixa da Silverstone.
A board mini-ITX da Gigabyte escolhida distingue-se das demais pois tem um slot PCIe x16 e socket LGA1156, para além de dois slots DIMM - e claro, já tem USB 3.0. Quando combinada como uma GeForce GTX 470 - já estão a imaginar que este "pequeno" brinquedo não tem grandes problemas a correr qualquer um dos jogos da actualidade.... e é facilmente transportável para qualquer lado. (Para os mais curiosos, a caixa vem com uma fonte de 600W, que provou ser mais que suficiente para as necessidades.)
Para além disso, tudo é mantido sob temperaturas bastante aceitáveis, e sem que o nível de barulho atinja valores alarmantes.



Curtas do Dia:

14 comentários:

  1. Essa caixa da Silverstone é muito idêntica a minha Silverstone SugoG05.

    Têm as mesmas dimensões e embora eu a use como HTPC reconheço que é ideal é para LAN Partys. É muito pequena e de fácil transporte sim!

    ResponderEliminar
  2. Estranho como a HTC não tem tido mais lucro, com tantos dispositivos android..

    ResponderEliminar
  3. É preciso não esquecer que a HTC "está em todas", do Windows Mobile ao Android, e ao novo Windows Phone 7.
    Para além disso, imagino que tenham margens reduzidas para terem preços concorrenciais.

    No entanto, por pouco que seja, parecem estar novamente em crescimento, e esperemos que se dediquem cada vez com mais força ao Android.

    ResponderEliminar
  4. O teu nº deve ser parecido com o de algum adolescente que envia muitas sms, em 2 telemóveis vodafone nunca recebi uma sms por engano.

    ResponderEliminar
  5. Não acredito que seja o número, mas sim "bug" da rede fraca.
    Já tenho o mesmo número há "décadas", e isto acontece apenas num local determinado; e para mais, acontece igualmente com outro número vodafone (neste mesmo sítio - e que também não acontece noutros lados.)
    Deve ser o "triangulo das bermudas" dos SMS.

    ResponderEliminar
  6. Como sempre estes artigos são bons e muito informativos.
    Mas desta vez não posso deixar de destacar a subtileza da frase:
    "A NVidia abriu também o CUDA"... é impagável o quanto me fez sorrir esta frase. Um mero espaço (com a tecla space... OK) a meio desse "CUDA" e...
    Eh, eh, eh!

    Carlos, não ligues. Tantas news e feed põem um tipo sem juizo...

    ResponderEliminar
  7. @Paulo

    Eu sei, quando a escrevi também pensei logo "Isto vai dar barraca!" ;)

    ResponderEliminar
  8. Ninguém comenta o DX11 no linux DIRECTO para o hardware sem conversão para OpenGL?

    Na minha opinião é notícia do dia e vou ficar em pulgas para ver como se comporta em termos de rapidez e estabilidade.

    Ai se tivesse um dinheirinho, fazia uma cx com um linux, q ligasse à TV com ligação net e teclado etc e jogos a sacar do centro software próprio :)

    ResponderEliminar
  9. @Nuno

    É um grande passo sim. Ainda está no início mas... é "imparável"! :)

    ResponderEliminar
  10. Amigo,

    E preciso tambem levar em consideracao a defesa da T-Mobile em bloquear os SMS:
    "T-Mobile, the company wrote in a filing (.pdf) in New York federal court, “has discretion to require pre-approval for any short-code marketing campaigns run on its network, and to enforce its guidelines by terminating programs for which a content provider failed to obtain the necessary approval.”

    Such approval is necessary, T-Mobile added, “to protect the carrier and its customers from potentially illegal, fraudulent, or offensive marketing campaigns conducted on its network.”

    Os gajos da EZ Texting bem que podem dizer que so quem pede para receber os sms e que os recebe mas alguma coisa devem ter feito (ou alguem se deve ter queixado ah T-Mobile).

    Caso contrario, nao percebo porque e que a EZ Texting diz que vai ah falencia...porque nao procuram, simplesmente, outro operador disposto a vender-lhes o mesmo servico?!?

    Se tem dificuldade em arranjar outro operador e porque o servico deles tem algo de malicioso...

    O titulo do site deles diz:
    "Easy Mass SMS Marketing and Group Text Messaging from Ez Texting"

    Acho que isso ja explica um pouco o que podera ter acontecido ;o)

    ResponderEliminar
  11. @Luis

    Os advogado se entreterão com e$$es pormenores... ;)

    ResponderEliminar
  12. heheh, ai isso e garantidinho! Neste grande pais tudo pode ser usado contra grandes empresas :oD (o que, na minha opiniao, e bom para o cidadao comum).

    Mas eu acho que o juiz federal ja decidiu a favor da T-Mobile, nao foi?

    ResponderEliminar
  13. se esse "Mini-Computador" tivesse maneira de ligar discos externos (eSata e firewire) era fixe. dá sempre jeito para um media center e trocar dados com o pessoal. agora só com usb é complicado.

    ResponderEliminar
  14. @Anónimo

    Não me parece que haja motivos para queixa nesse aspecto, a board tem (entre muta outra coisa):
    2x USB 3.0
    1x eSATA

    Firewire, infelizmente, irá ser (ainda) menos utilizado à medida que o USB 3.0 se for massificando.

    ResponderEliminar