2010/09/07

Novidades iOS 4.1

Enquanto os possuidores de iPad vão desesperando até Novembro (altura em que será lançada o iOS 4.2 - que trará todas as novidades também para o iPad) os restantes utilizadores de equipamentos iOS (iPhone e iPod Touch) poderão usufruir das vantagens do iOS 4.1 já a partir de amanhã.



Este iOS, que teve honras de apresentação no passado dia 1 de Setembro, a par dos novos iPods, Apple TV e iTunes, irá resolver muitos dos bugs que tem sido criticados - e traz igualmente algumas novidades inesperadas.



Bugs Corrigidos

Os bugs mais chatos e conhecidos deverão ter sido resolvidos, como: o do sensor de proximidade, que podia fazer com que o ecrã se activasse quando estão a telefonar com o iPhone encostado à orelha... e assim actuar inadvertidamente no ecrã; o buig que causava um funcionamento extremamente lento no iPhone 3G; e outros bugs que afectavam as ligações bluetooth.

Por falar em bluetooth...

Bluetooth melhorado
O iOS 4.1 traz finalmente o suporte completo AVRCP. Este protocolo bluetooth melhorado permite controlar mais funções via bluetooth (volume, saltar para música senguinte/anterior, etc.) Até agora, apenas o volume estava disponível para controle via os sistemas bluetooth dos veículos.


Game Center
Uma rede social que vai centralizar os jogos na plataforma. Gerir os amigos, ver tabelas e rankings, encontrar jogadores para jogos multiplayer; tudo será possível com este Game Center.
Mais um passo da Apple em direcção aos jogos mobile - e a Nintendo que se cuide!

Upload vídeo HD via WiFi

Era daquelas limitações incompreensíveis, e que agora é resolvida... em parte!
Com o iOS 4.1 passa a ser possível enviar vídeo HD directamente do iPhone para um serviço de vídeo online como o YouTube - mas apenas se estiverem com WiFi.
(Ora, não percebo estas esquisitices de separar o tráfego WiFi/3G! Isso deveria ser cada um a decidir se quer "gastar" ou não.)


Fotos HDR
Uma das grandes surpresas que ninguém esperava. Com o iOS 4.1 o iPhone 4 ganha fotos HDR (os modelos anteriores ficam de fora, infelizmente - mas podem recorrer às Apps que existem para este efeito.)

Basicamente, o iPhone tira várias fotos com diferentes exposições, e depois combina-as para maximizar o detalhe em todas as áreas da imagem.

Os controlos da câmara em modo "paisagem" também sofreram alterações para facilitar o seu uso.


FaceTime com Alterações


Com o FaceTime a chegar aos iPod Touch de última geração, passa a ser possível fazer chamadas FaceTime  via o email (anteriormente pedia o número de telefone do destinatário) e podem igualmente adicionar estes contactos FaceTime aos favoritos para acesso imediato.

Numa alteração cosmética que demonstrava a pouca maturidade do iOS 4, os controlos do Facetime quando em modo lateral passam também a estar melhor integrados.


Integração com Ping

Goste-se ou odeie-se, o Ping - a rede social "musical" do iTunes - passa a estar também disponível nos iPods e iPhone. Se até aqui a rede tem sido um falhanço (apenas 1 milhão de utilizadores entre as centenas de milhões de utilizadores de iTunes) e cheia de Spam; com a sua chegada a estes equipamentos torna-se possível que tenha um pouco mais de sucesso. (Mas não tenho grandes esperanças...)


Alugueres a $0.99

Não é que espere ver isto por cá a curto prazo, mas nos mercados suportados, os utilizadores passam a poder alugar programas de televisão por "apenas" $0.99 e que terão que ver num prazo de 30 dias.
Pode parecer boa opção face aos $2.99 que custa "comprar"; mas a Amazon já começou a guerra ao vender os episódios pelo preço do aluguer no iTunes.


Desactivar Correcção Ortográfica

Esta é daquelas que nem compreendo como é preciso um update para isso. Depois de terem implementado a correcção ortográfica (para além da correcção automática), só agora é que se lembraram de meter uma opção para - quem não quiser - a poder desactivar.
(Custava assim tanto ter metido isto logo de início???)

Restrições Actualizadas

Para os pais mais preocupados, quer o FaceTime (video-chamadas) quer os jogos multiplayer via Game Center fazem agora parte da lista de funcionalidades que podem restringir aos filhos.



Conclusão

Pessoalmente, espero bem que os bugs e memory leaks que existiam no iOS4 estejam definitivamente corrigidos e tornem este 4.1 na "referência" que devia ser - com um comportamento e desempenho à altura do esperado.

Assim que faça o update e o utilize por alguns dias, cá estarei para vos dizer se passa o "teste de qualidade" aqui do Aberto até de Madrugada. :)

[via 9to5mac]

7 comentários:

  1. Video HD em Wifi 802.11a/b/g, mesmo em condições ideais, é impossivel, por falta de largura de banda. É que a perda de pacotes em wifi pode ser extremamente alta, e os valores indicados raramente são atingiveis.

    Das duas uma, ou a apple vai reinventar um stardard de uma organização com muito maior fiabilidade (ieee) que ela propria, ou usa a norma N com agregação de canais.
    Vai ser giro tentarem fazer isso com terminais wifi de outros fabricantes, com chipsets diferentes. Mais lenha para se queimarem...

    ResponderEliminar
  2. PS:se for apenas o upload e não o streaming, "i rest my case" e retiro o que disse :)

    ResponderEliminar
  3. @Netshark

    Sim, era apenas upload - e logo, independente das "lentidões" da rede.
    De resto, não esquecer que o iPhone 4 tem WiFi N.

    Como curiosidade, streaming em WiFi G é perfeitamente possível - é o que tenho feito diariamente há mais de 4 anos! ;P

    Isto, a 720p.
    A 1080p já se torna mais crítico e não recomendado (qualquer cena com mais acção dá logo direito a pausas/stutter.)

    A 720p só em casos mesmo muito extremos (estilo, o ecrã todo com "white noise") é que se nota a ligação a saturar o WiFi G, mas em 99% dos casos serve perfeitamente.

    Isto, obviamente, utilizando MPEG4 H.264 onde os +/-20Mbps efectivos de uma ligação de de 54Mbps são suficientes para ter HD com qualidade mais que aceitável em 720p.

    ResponderEliminar
  4. Desactivar Correcção Ortográfica
    esta opção sempre esteve presente no menu, não entendo o porque de falarem nela, só se no iphone 4 não existe.

    No 3G com a 4.0.2 existe como nas versões anteriores.

    ResponderEliminar
  5. @João

    No meu iPhone 4 surge apenas:
    1) Auto-Correction
    2) Auto-Capitalization
    3) Enable Caps Lock
    4) "." Shortcut

    Com o 4.1 passará a ter o "Check Spelling"...

    (Mas mais logo posso reconfirmar também no 3GS)

    ResponderEliminar
  6. pesso desculpa pois eu estava a usar a versao developed e nessa já tinha, pena terem tirado na 4.1 beta 3 a parte game center do 3G.

    e é correcto so a partir da 4.1 beta3 é que aparece pois fiz downgrade para 4.1 beta2 e nessa nao tinha.

    ResponderEliminar
  7. @João

    Sem problema. Assim fica esclarecido.
    Agora é só esperar que o 4.1 "oficial" saia cá para fora - devia ser hoje; mas se calhar a Apple vai dar o dia ao Google (que tem um evento marcado para hoje) e manda o update só amanhã... Ou então não! :)

    ResponderEliminar