2010/11/04

Toshiba Folio Android Tablet

O surgimento de um Tablet Android nalgumas lojas portuguesas, a preço aparentemente atractivo, tem causado algum reboliço: o Toshiba Folio.


No entanto, segundo um nosso enviado que teve oportunidade de experimentar um por alguns momentos, as primeiras impressões não foram lá muito positivas:
"Mal toquei nele achei-o lento (Android 2.2), tive de o reiniciar. Os menus não correm de forma fluida e chega a ser frustante esperar para ir ao home. A interface de menus é engraçada, mas perde a graça ao ser tão lenta. Os botões capacitivos mal respondem."

Outros relatos na internet referem também um LCD de fraca qualidade,  uma construção que parece "foleira", e ausência do Android market oficial.

Portanto, a todos os que estivem a pensar que este é um grande negócio... aconselha-se cautela e avaliação cuidada dos prós e contras.
A questão dos interfaces e acesso ao market certamente poderá ser resolvida optando-se por outro "launcher" ou algum hacking do firmware... Mas para quem quiser um Tablet pronto a usar, poderá ser um elemento de frustração, mesmo se teoricamente o hardware deveria proporcionar uma experiência de utilização sem falhas.

12 comentários:

  1. Nada de novo, portanto.

    Confirma-se as suspeitas que tinha: é apenas mais um equipamento com muitas falhas, feito á pressa para apanhar o comboio e tentar adiantar-se á concorrência directa.

    Apenas fico algo desiludido por ser a Toshiba a enveredar por este caminho :/

    cumps.

    ResponderEliminar
  2. Cristiano4/11/10 14:33

    Eu estive a "brincar" com ele 5 minutos este fim de semana e tive exactamente a mesma sensação. Foram uns 5 minutos em que passei do entusiasmo de ver o Folio para a desilusão de mexer no folio.
    E sim, umas das coisas que achei estranho foi mesmo a falta de acção dos botões.
    Eu experimentei em Gaia no MM, não sei se será da unidade em questão.

    ResponderEliminar
  3. Na sexta feira passada era anunciado na Media Markt. Fui lá que nem um tiro para ver o bicho. O funcionário não quis remover a pelicula ?!?!
    Ontem estive com um na Vobis e fiquei muito desiludido. Pode não ser um peso pesado a nível de qualidade de construção, mas não era isso que eu ia à procura. Falhou redondamente no comportamento. Toques que não eram reconhecidos, pans que faziam toques, o teste do pan rápido para cima e para baixo num menu quase encravou a coisa e os menus que a Toshiba introduziu só serviram para tornar a experiência ainda pior.
    Mais uma vez, software feito sem pensar no hardware. A experiência do utilizador a sofrer e mais um caso da lei de Wirth a fazer-se sentir, também ao nível do Android.
    O único ponto positivo, não comprovado, mas a crer na palavra do funcionário foi que, enquanto a versão 3G não chega, esta versão wifi tem a vantagem de se poder ligar uma pen 3G à porta miniUSB e ter net em qualquer lugar. Mas pelo comportamento do resto, resta-me imaginar o desespero do browser a mostrar páginas com flash, ou até mesmo sem flash. Já o Samsung Galaxy TAB chumbou nesse teste com o site do windguru aos solavancos e o zoom aos bochechos!
    Resta esperar pelo iPad.

    ResponderEliminar
  4. Carlos uma pergunta fora de contexto do tema, não tens informações de chegadas de telemóveis da motorola cá a portugal as operadoras?

    ResponderEliminar
  5. Por acaso já tenho o ipad e estava a pensar comprar o galaxy tab (mais pequeno e telele também)... mas pelos vistos... é melhor estar quieto... enquanto não chegar o Android 3!

    ResponderEliminar
  6. Droids, continuo a aguardar que a Motorola me diga se tem planos para os lançar em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. É aguardar pelo Natal. Há várias marcas a lançarem os seus tablets. Só a Archos vai lançar versões de 7, 9, 10 e 12 polegadas. Quanto ao Android 3 resolver o problema da fluidez, já deixei de acreditar. A lei de Wirth rula desde que existem computadores e software(gosto muito desta lei, como já devem ter reparado.. isto é, não gosto, mas que é verdade, é!).

    ResponderEliminar
  8. O Archos de 12" não conheço, mas esqueceste-te do 8" :)

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao teste do Windguru no Galaxy Tab acho estranho esse resultado, no meu modesto TMN A1 navego nesse site sem qualquer problema.

    ResponderEliminar
  10. 12, 8.... falei de cabeça, eram tantos! :)
    Também achei estranho o Windguru ter-se arrastado. Independentemente da razão e de ser normal ou não, o certo é que se arrastou. Podiam ser outras aplicações em background? Talvez. Podia ser falta de memória? Admito. Podia estar ainda a carregar? Podia. Mas não devia. A fluidez foi-se e para mim foi o suficiente para lhe traçar uma cruz por cima. Se em 2 minutos de utilização começa a soluçar, seja com o que for e seja porque razão for, é porque algo está errado. Assim, fica na prateleira da loja, que fica muito bem, juntamento com o preço pornográfico que tem. 619€?!?! Tamos no PEC, carago!

    ResponderEliminar
  11. Tantos tabletpc e já lá vão tantos meses e parece que só existe ainda o iPad como verdadeiro Pad.

    Um Toshiba de fraca qualidade então...

    ResponderEliminar
  12. ... e eu que tinha tantas esperanças neste android...

    ResponderEliminar