2010/11/04

Notícias do Dia

Para além do lançamento do Kinect nos EUA, hoje temos ainda displays holográficos que nos aproximam de um futuro verdadeiramente tridimensional, as percentagens de quem usa os serviços de geo-localização como o Foursquare, o "barrete" do 4G nos EUA, um sucesso grande demais de um browser no iPhone, e muito mais.



Hologramas Animados via Ethernet


Parece que se deu mais um passo em direcção aos ecrãs do futuro, verdadeiramente holográficos (em vez de nos impingirem os ecrãs pseudo-3D da actualidade.)

Um novo tipo de display que permite mostrar imagens holográficas transmitidas via ethernet, praticamente em tempo real - embora o refresh rate ainda deixe muito a desejar, já que demora vários segundos para cada frame; mas mesmo assim uma evolução significativa face aos primeiros protótipos que demoravam vários minutos a reconstruir cada imagem holográfica.


Serviços de Localização pouco utilizados

Um estudo revela que, mesmo tendo uma aparente "grande popularidade", os serviços de geolocalização como o Foursquare e Gowalla estão na realidade a ser utilizados por menos de 6% da população que usa internet e os sites sociais - e não têm tido grande crescimento.
É o que sempre disse - até que isto possa ser feito de forma automática e não intrusiva, para evitar o "check-in manual" onde quer que se esteja... Não me parece que vá conquistar muito mais pessoas.


O 4G nos EUA

Está o caldo entornado no segmento mobile nos EUA. Vários operadores começam a anunciar os seus serviços como sendo "4G". Uma palavra bonita para cativar clientes... mas completamente falsa: não há qualquer operador nos EUA que forneça um serviço 4G tal como ele é definido.
O "4G" que andam a vender não passa de simples 3G, mas que - como tem velocidades superiores às fornecidas anteriormente.
Acontecendo na terra onde todos se processam por tudo e por nada, imagino que os advogados entrem em acção em 3... 2... 1...


SkyFire, chegou, venceu... e fugiu

O SkyFire, browser para iPhone que prometia converter vídeos Flash para HTML5 para que fossem visíveis no iPhone, chegou ontem à App Store e rapidamente se colocou no topo das Apps mais compradas.

No entanto, o sucesso foi tal que o enorme volume de utilizadores rapidamente fez "aterrar" por completo os servidores responsáveis pelas conversões dos vídeos Flash, levando à retirada estratégica da App Store até que a situação esteja resolvida e proporcione a experiência de utilização esperada.


iOS 4 propositadamente lento no iPhone 3G?

É uma alegação que poderá levar a Apple aos tribunais - e na realidade, foi/é com enorme tristeza que sou o primeiro a reconhecer que todo aquele cuidado colocado no desenvolvimento do iPhone OS nos primeiros anos, parece ser agora coisa do passado.
Na época do iPhone OS 3.x, por várias vezes se sentiram melhorias significativas de velocidade - com optimizações que tornavam o iPhone mais rápido.
Com o iOS 4, isso parece ter sido esquecido, tornando os iPhones 3G - que tão bem se mexiam na altura - em autênticas arrastadeiras inutilizáveis.
O update para o iOS 4.1 pode ter aliviado algum desse sofrimento, mas está ainda muito longe daquilo que seria esperado. Daí que... talvez este processo possa chamar a atenção que não é aceitável adicionar novas funcionalidades quando o preço a pagar é tornar um aparelho rápido de usar numa "arrastadeira"; e muito menos que tal pudesse ser feito para "obrigar" os clientes a comprarem iPhones mais recentes.


Curtas do Dia

2 comentários:

  1. lol, realmente...se nao ha ca redes 4G, entao vao comecar a chover queixas em tribunal :oD

    Os gajos andam a anunciar que TEM 4G!
    Ainda ontem vi a T-Mobile a fazer 1 publicidade a comparar-se ah AT&T e a falar mal deles porque eles eram 4G... ;oD

    Isso e mesmo muito grave!

    ResponderEliminar
  2. iOS4 no iPhone 3G. Lei the Wirth provocada intencionalmente? Cada vez gosto mais desta lei (ou menos...).
    Sim, sim, já sei que sou um chato com esta lei.

    ResponderEliminar