2010/12/07

Notícias do Dia

Um novo Google Maps para Android traz o 3D e mais velocidade aos dispositivos móveis; os motivos que levaram à expulsão da Ndrive da App Store; um programa piratado que até chegou ao Vaticano; a saga Wikileaks; e muito mais.


Google Maps para Android com 3D


O Google Maps nos Android prepara-se para ficar ainda melhor, com suporte para os edifícios em 3D e para a bússola digital. Todas estas melhorias serão acompanhadas de um funcionamento bastante mais rápido, já que em vez de imagens, os mapas serão transferidos via metadata - de tamanho 100x inferior - com o "rendering" a ser feito no próprio Android. Algo que permite um zoom fluido e instantâneo; e se torna útil também no novo modo offline, já que mais informação pode ser mantida no aparelho, mesmo quando não tem ligação à net.

Estes mapas foram demonstrados pelo próprio Andy Rubin,  num Tablet Android da Motorola a correr a futura versão do Android (Honeycomb), com um processador "dual core 3D processor" da Nvidia.



Preço Estimado do Nexus S

O preço do Google Nexus S já foi anunciado, e custará $529 livre de contrato nos EUA, e £549.95 no Reino Unido - o que se reflecte num valor aproximado de 650€.
Sem dúvida que continuará a ser um modelo apetecível... mas parece-me difícil acreditar que se torne num sucesso de vendas oferecendo pouco mais que um Galaxy S, a um preço substancialmente superior.


Programa Piratado 775 mil Vezes

Tudo começou como uma qualquer outra venda. Uma pequena empresa nos EUA pagou a licença para o programa anti-virus da Avast. Mas... rapidamente essa licença foi parar a sites de partilha e começou a ser usada por outros utilizadores.
Um ano e meio depois, o número de utilizações daquela mesma licença chegava ao impressionante número de 775 mil utilizações espalhadas por 200 países - e que até incluiam duas no Vaticano.
Entretanto, a Avast já acabou com a brincadeira, mostrando nos ecrãs dos prevaricadores um popup a mostrar os links para as versões gratuitas e pagas do seu software.


Novela Wikileaks continua, e chega a Portugal

Depois do Paypal, é a vez da Mastercard também cortar os fundos ao Wikileaks (depois de um banco suiço também ter fechado uma sua conta, devido a falsas declarações); numa altura em que o seu fundador Julian Assange já se encontra detido pelas autoridades devido a acusações de crimes sexuais.

Entretanto, o domínio wikileaks.org.pt foi removido - gorando a tentativa de Mário Valente criar um domínio que redireccionasse para o site em questão. (Algo que aparentemente foge às regras dos domínios org.pt)

Quanto aos defensores e opositores mais extremistas... talvez não fosse má ideia lerem esta perspectiva mais moderada sobre o assunto.


Ndrive Processada pela Tele Atlas/TomTom

A novela da NDrive que desapareceu da App Store da Apple sem qualquer explicação, e que tempos depois regressou à mesma sob a forma de tecnologia licenciada noutras Apps, vai agora passar para os tribunais.
A Tele Atlas, agora pertença da concorrente directa TomTom, quer que a Ndrive pare imediatamente a venda destas Apps "disfarçadas", sob pena de pagamento de 10 milhões de euros de indemnização.

No centro da questão estão o custo excessivamente baixo (apenas 5€) que a Ndrive estará a praticar na App Navv, que alegadamente será apenas uma empresa "fachada" pertencente à Ndrive.

Ficamos também a saber que a expulsão da Ndrive da App Store, afinal terá sido devido a conduta imprópria: falando mal e dando pontuações negativas aos produtos da concorrência.

Vamos esperar por mais desenvolvimentos... No entanto, no meio de tudo isso quem se lixa são os clientes, que pagam pelas Apps a contar com actualizações e vêem a App desaparecer da App Store sem explicação.



Curtas do Dia

1 comentário:

  1. Em relação à questão da ndrive, será que há espaço para pedidos de devolução dos valores pagos pela app?

    ResponderEliminar