Rumores de que a Nokia poderá fabricar e vender Windows Phone 7; a plataforma de blogging mais fiável; jogos em HTML5 rivalizam com Flash; passwords com "pancadas"; Google Latitude perde alertas; Wikileaks revela pressões anti-downloads sobre o Governo Espanhol; e muito mais.
Nokia com Windows Phone 7?
Não sei até que ponto poderemos considerar isto credível, ou se será simplesmente uma "peta natalícia": mas há quem diga que a Nokia e a Microsoft estão em conversações para que a Nokia possa fabricar e vender Windows Phone 7.
Eu acho que a esta hora a Nokia deverá a andar a virar-se para todos os lados... mas daí a aliar-se à Microsoft e ao Windows Phone 7... parece-me estranho.
Blogger: o mais fiável
Num estudo das plataformas de blogging, o Blogger revelou-se o mais fiável com um uptime de 100%, logo seguido do Wordpress e Typepad. No extremo oposto da tabela encontramos o Tumblr, que esteve "em baixo" por mais de 47 horas nos últimos dois meses.
Jogos HTML5 ao ataque do Flash?
Desta vez foi a própria Microsoft que pediu a uma empresa especializada no desenvolvimento de jogos em Flash, que criasse um jogo usando apenas HTML5. O resultado foi um jogo de Tower Defense chamado Pirates Love Daisies. Um jogo que demonstra perfeitamente que o HTML5 será bem capaz de substituir o Flash em muitos casos (e nem vamos falar de quando o WebGL se tornar mais divulgado e comum).
O desempenho do jogo na versão HTML5 foi até superior ao que seria possível com Flash, em hardware modesto.
Passwords Ritmadas com Tapsure
Mesmo com teclados virtuais cada vez melhores, a introdução de passwords nos dispositivos mobiles é sempre "uma seca".
Com este Tapsure (uma extensão para o Firefox Mobile) poderão evitar alguma dessas chatices já que se torna possível definir passwords que são batidas ritmicas.
Não só permite que introduzam a password de forma mais rápida, como também complicará a vida a quem estiver a espreitar para ver se descobre o que escreveram no ecrã.
Microsoft acaba com "Vantagem Genuina" no Office (OGA)
Tenho que dizer que o Windows Genuine Advantage/Office Genuine Advantage/etc. sempre foram daquelas coisas que mais me chateavam na plataforma Windows. Então não é que, para podermos descarregar um simples update ou ficheiro relacionado tinhamos que provar a nossa "legalidade", instalando software extra que garantia termos software genuíno?
Ou seja, paga-se pelo software, mas depois continua-se a ser constantemente tratado como "ladrão".
E o que mais me irritava era a escolha do nome: "Vantagem Genuína"!?! Vantagem genuína para quem!?! Para o utilizador é que não seria concerteza... E a própria MS parece -finalmente- ter chegado à mesma conclusão: já que sem dizer nada, parece ter decido acabar com todas estas "vantagens"... pelo menos quanto ao Office (pela parte que me toca, há anos que não toco num Office; o Open/Libre Office e o Google Docs têm sido suficientes para as minhas necessidades, obrigado.
EUA Pressionaram Espanha para "Desligar a Internet"
Mais um documento do Wikileaks que vem demonstrar como funcionam os EUA por trás das cenas. O governo Espanhol foi pressionando pelos EUA a adoptar medidas severas para punir os downloads ilegais; medidas essas que nem sequer estão em vigor nos EUA. Os EUA cumpriram com a ameaça de colocaram Espanha na "lista", desde 2008 - e mesmo com a recente entrada em vigor das novas leis (que não incluem o corte de internet aos utilizadores; mas que são referidas como sendo "o melhor possível por agora", e que futuramente se agravarão ainda mais as leis) Espanha ainda está nessa lista. Se isto não é o mais perfeito exemplo das mafias e lobbys americanos a interferirem com o Governo de países soberanos; não sei que seja.
Google Latitude sem Alertas de Proximidade
Agora que o Google Latitude chegou finalmente ao iPhone "a sério", eis que o Google abandona uma das funcionalidades que até achava mais interessantes: o aviso de proximidade de amigos na área.
Estes alertas avisavam-nos sempre que um amigo estivesse nas proximidades; mas sendo inteligente ao ponto de saber quando é que isso era merecedor de aviso, ou se era um caso rotineiro (dispensando o aviso.)
Curtas do Dia
- Google TV a precisar de mais refinamento para atrair o público em geral
- Ainda o Delicious - Yahoo parece não saber bem o que quer fazer: vender o serviço? depois de o ter "desfeito" (despedindo muito do elementos essenciais da equipa)?
- Apps do iPhone espiam os utilizadores - Muitas enviam dados para empresas de publicidade sem conhecimento do utilizador.
- Wikileaks: Julian Assange comparado a um terrorista "high-tech"; enquanto isso, o Bank of America também cortou todas as transações monetárias relativas ao site Wikileaks.
- Japonesa processa o Google por mostrar a sua roupa interior pendurada no Google Streetview - sem comentários.
- Google avisa Webmasters se os seus sites forem hackados
Nokia com Windows Phone 7 não parece assim tão estranho, afinal o seu actual CEO foi o presidente da "Business Division" da Microsoft...
ResponderEliminarCurioso que o Google Latitude continua a mostrar como feature " see where your friends are right now." Será que foi mesmo retirado? È que se foi, realmente perde toda a piada.
ResponderEliminar@Anónimo
ResponderEliminarIsso continuas a ver, como sempre.
No entanto, aquilo dos alertas parecia-me interessante: já que não quero estar constantemente a ver se estou perto de alguém ou não - especialmente quando ando por sítios "fora da rotina". Nesse caso era interessante ele avisar: "está perto de X ou Y"...
Uma app para iPhone muito útil para compras na internet: iMB NET, para utilizar o serviço MB NET.
ResponderEliminarSempre vale a pena acompanhar o Top 25 da App Store PT.
Wp7 na Nokia era brutal. Era o juntar de duas companhias super-fiáveis e dominantes nas suas áreas principais de mercado. Esmagava a concorrência de certeza - basta só imaginar um Nokia E7 com WP7 e babo-me todo. :)
ResponderEliminarTao mas afinal continua a poder saber se tenho amigos por perto ou nao?
ResponderEliminar@Anónimo
ResponderEliminarSim, vês a posição deles. O serviço que desapareceu era um que te enviava um email e SMS a dzier que estavas perto de algum amigo.
Agora, só saberás isso se fores espereitar o mapa do Latitude e ver se está alguém nas redondezas.
A existir teria de ser sempre como opção.
ResponderEliminar