2010/12/20

Intel Sandy Bridge Anti-Roubo

Quem pretender um dos novos CPUs da Intel da série Sandy Bridge terá que ter em consideração uma medida que será bastante polémica: este chipset vem com sistema que permite bloquear o CPU remotamente, mesmo quando não está ligado à internet, através de um sinal 3G.

Se por um lado a medida pode ver a desincentivar o roubo de equipamentos (sabendo-se que os mesmos poderão ser bloqueados remotamente), por outro lado começará a tornar-se um alvo cada vez mais atractivo para hackers, desejosos de "bloquear" sistemas remotamente em larga escala.

É de esperar que a Intel tenha implementado a medida de forma o mais segura possível... mas com relatos do Wikileaks a demonstrar a pressão do Governo Americano para ter "backdoors" de acesso a sistemas de segurança e outros... vai ficar sempre a suspeita no ar: da possibilidade dos EUA poderem desligar remotamente todos estes sistemas caso lhes apeteça. (E não é preciso ser muito paranóico para imaginar a quantidade de pessoas no poder que até se devem babar perante tal perspectiva!)

4 comentários:

  1. Portanto a Intel é americana e a AMD também, o que é que nos sobra?

    ResponderEliminar
  2. Vamos ter que andar a cortar pinos e pistas, como nos bons velhos tempos dos overclocks dos AMDs a fazer passagens entre pistas com material condutor! :)

    ResponderEliminar
  3. Talvez um bloqueador de sinal :) pena não ser barato...

    ResponderEliminar
  4. @carlos martins
    Era bom que fosse assim tão simples, mas não sei porquê não me parece. :(

    @miguel
    Bem lembrado! Já não sei onde foi que vi a noticia (penso que foi aqui) um bloqueador de sinais de GSM, 3G, DCS e PHS do tamanho do um maço de cigarros por menos de 100€. Estou a ver que qualquer dia temos de andar com desses.

    ResponderEliminar