2011/01/24

Cópias e Plagiarismo na Internet

Escrevendo diariamente há vários anos para alimentar os meus diversos blogs, penso que será evidente que o faço com o intuito de partilhar com todo o mundo aquilo que acho interessante.

Por isso mesmo, nunca me preocupei demasiado com quem usa algum dos meus artigos para os seus propósitos... sendo que a única coisa que peço é que deixem a devida referência para a fonte original (tal como eu próprio o faço.)

Não é coisa que faça habitualmente nem regularmente, mas hoje lembrei-me de ir espreitar uma das mais conhecidas ferramentas de detecção de plágio, o Copyscape.


Este site permite que introduzam um url de uma página vossa e rapidamente vos informe se existem páginas com conteúdos demasiado semelhantes.

... Apenas por curiosidade, lembrei-me de ver que resultados daria o meu artigo sobre Como Funciona um CPU?

Um dos resultados indicava um site que entretanto já tinha removido este conteúdo; outro indicava um site com o artigo copiado na íntegra, mas que no final apresentava um link para o artigo original (e como tal, dentro do uso que considero aceitável); mas outro site - que obviamente nem merece aqui ser mencionado - tinha uma cópia integral sem qualquer referência para o artigo, site, ou autor original!

Aliás, todos os artigos que estavam visíveis na primeira página do site, eram todos eles copiados integralmente do Aberto até de Madrugada. E sem uma única qualquer referência à sua origem...

Embora não seja site que pareça ter grande actividade (0 comentários na grande maioria dos artigos), não deixa de ser um abuso.

O que se pode fazer nestes casos? Bem, a minha sugestão é que comecem por contactar o "plagiador"... Mas se não obtiverem resultados, podem sempre avançar com outras vias - que incluem um DMCA Takedown Notice, em que o ISP ou serviço de alojamento do site em questão será contactado.

Fica a informação...

3 comentários:

  1. Carlos, temos de falar com os gajos do planetgeek pá, estão a copiar-nos o site todo :P

    Sobre o plagio (mesmo), é daquelas coisas que abomino realmente... Até hoje tive sorte, todos os meus textos foram devidamente identificados. Quando plágio completo e sem referências, é mesmo algo que me põe fora de mim...

    Boa sorte e keep us in touch.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não posso deixar de concordar. Escrevo à vários anos na minha página (a PCMANIAS), e de vez em quando aqui para os blogs do Carlos, e encontro vários artigos completos meus colocados na internet.
    Se ainda aceito quando colocam a fonte original, não deixo de discordar quando o artigo fica na integra copiado. Cheguei a encontrar um site brasileiro onde o meu artigo tinha mais visualizações do que o original na minha página, pelo que considerei a situação como indecente. Cópia parcial com indicação do artigo original sim. Mas cópia integral, com ou sem indicação do original, sinceramente é abuso!

    ResponderEliminar
  3. Já me aconteceu com 2 artigos, em que copiaram na integra, alterando apenas 2 palavras, falei com o dono do site e respondeu-me algo do tipo "ah, realmente tá muito parecido, mas nao tá igual", mas depois meteu uma referência.

    O que mais me incomodou foi o facto (de como aqui já foi dito) de terem muitas mais visualizações que eu (pelo alexa tá no top200 em pt).

    Para finalizar, a indexação feita pelo google tem em conta a saida do artigo, dai se indexar primeiro o teu site, e depois o do outro, o teu resultado é que aparece e o outro é penalizado (pelo menos da ultima vez que li sobre o assunto).

    ResponderEliminar