2011/01/24

Os Parafusos da Apple

A Apple não é grande apreciadora de que os seus clientes mexam nos "seus" aparelhos. Ora, isto entra em total colisão com todos aqueles que - no seu direito - pretendem abrir os seus gadgets para que os possam reparar, modificar, ou fazer aquilo que bem entenderem!

Não sendo a primeira nem a única empresa a usar parafusos com fichas "esquisitas" para dificultar a vida aos consumidores (lembro-me que a Nintendo também usa os parafusos Tri-Wing), a Apple parece agora querer dar mais trabalho a quem gosta de abrir os seus brinquedos...

É que nos iPhones Japoneses, em vez dos comuns parafusos de estrela usados nos iPhone 4 ocidentais, a Apple decidiu usar um novo tipo de parafuso com cinco "lobulos" por agora conhecido como Pentalobe.


É evidente que a única função destes parafusos é mesmo evitar que se abram os seus aparelhos - uma vez que são usados unicamente no exterior, e não como parafuso de uso habitual no interior (um pouco como as porcas de segurança usadas nas jantes automóveis.)

Não percebo esta paranóia... Ainda para mais num equipamento que vende milhões, é óbvio que será apenas uma questão de tempo até que surjam no mercado chaves de fenda para estas (e qualquer outro tipo de) fichas que possam inventar. A chave de fendas poderá ser mais cara, mas por isso mesmo a solução mais recomendada passará simplesmente por pedirem que vos substituam esses parafusos por outros mais comuns.

Até lá, sugiro à Apple que se deixe destas coisas, e se concentre em coisas de maior utilidade... como, por exemplo, arranjar um sistema de exibição de notificações que não seja da idade da pedra! ;P

[via ifixit]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)