Os rumores sobre o hipotético ecrã retina display no iPad 2 intensificam-se, e a subida da resolução é quase certa (sendo que seria efectivamente um "salto" que permitiria à Apple manter a distância para todos os outros tablets anunciados da concorrência, durante 2011.)
Mas, será que é mesmo viável que o iPad 2 salte da resolução actual de 1024x768 para uns hiperbólicos 2048x1536?
Quando o iPhone 4 surpreendeu o mundo com a mais alta-resolução de ecrã num dispositivo daquelas dimensões, o Retina Display, é certo que não havia nada no mercado com uma tal densidade de pixeis no ecrã. Mas... muitos outros dispositivos mobile tinham ecrãs de 800x480, e até 1024x600 (com ecrãs de maiores dimensões), o que fazia com que "eletronicamente" não fosse assim tão revolucionário.
A densidade do ecrã era alta, sim, mas o número de pixeis não era nada que pudesse ser considerado "alucinante" para a tecnologia existente.
Com o iPad as coisas são um bastante diferentes, duplicar a resolução significa quadruplicar o número de pixeis de um ecrã já de alta-resolução.
As placas gráficas dos PCs estão agora já bem habituadas a "despejar pixeis" para ecrãs com resolução Full HD e superiores, mas... olhem para elas, e verão que mesmo as placas mais modestas continuam a ter a sua superfície cravejada de chips, e recorrem a volumosos dissipadores ou ventoinhas.
Há quem diga que a Apple irá dar o salto, não só para um CPU dual-core, como também para um novo GPU multicore, o Power VR SGX543. E efectivamente, parece que a longa batalha das PowerVR começa agora a dar os seus frutos.
Para quem cá andava por essa altura, no início das batalhas "3D", a PowerVR prometia gráficos 3D de potência assombrosa e de forma quase milagrosa - com o seu Tile Rendering, as PowerVR dispensavam o uso de grandes quantidades de memória na placa gráfica, e adaptavam-se perfeitamente ao uso de múltiplos "cores" de processamento. Coisas que agora finalmente começam a ver a luz do dia por se adequarem perfeitamente aos dispositivos mobile.
Estão a imaginar o que seria terem 512MB ou 1GB de RAM no vosso "tablet/smartphone", apenas para a placa gráfica?
Mesmo assim, só para que fiquem com uma noção do que implica duplicar a resolução do iPad, só para "framebuffer", ou seja, para guardar uma imagem do "ecrã", estamos a falar de 2048x1536x3 bytes (um byte para cada componente RGB), o que dá um total de 9 MBytes!
Assumindo um refrescamento de 60hz para que tudo seja feito da forma fluida a que Steve Jobs nos tem habituado, são 540MB/s de transferência apenas para manter o ecrã actualizado.
Para comparação, fazendo cálculos semelhantes para os restantes equipamentos: o iPad necessita 135MB/s, e o iPhone 4 fica-se pelos 108MB/s (confirmando a ideia de que, tecnicamente, não houve realmente grande "avanço" - a não ser, como disse, na questão da densidade do ecrã).
No caso de um iPhone pré-Retina Display... com 320x480, bastam uns "ridículos" 27MB/s.
Ou seja, o salto do iPhone 3GS para o iPhone 4 foi de 27MB/s para 108MB/s... perfeitamente ao alcance da tecnologia que existia (o iPad já gastava mais que isso - 135MB/s).
Mas agora dar um salto destes no iPad significa entrar num campo completamente novo e desconhecido: de 135MB/s para mais de 500MB/s!
Com os novos GPUs PowerVR, o SGX543, um único núcleo será duas vezes mais rápido que o usado no iPad actual. Ou seja, bastaria usar 2 nucleos para oferecer o mesmo desempenho num ecrã com 4x mais pixeis. Mas o SGX543 permite usar até 16 núcleos (fala-se que a PSP 2 poderá usar este chip com 4 ou 8 núcleos) pelo que... se a Apple quiser estar à frente de todos os outros, poderá optar por uma solução idêntica.
Claro que terá que haver o compromisso que tanto limita os equipamentos mobile: a autonomia!
Todos estes avanços significam aumento do consumo, e não me parece que os consumidores estejam dispostos a ter um iPad 2 com menor autonomia que um iPad 1.
Se será possível implementar um retina Display no iPad 2? Certamente que sim, há chips para o conseguir... Mas a ser dado este salto, será um salto verdadeiramente de gigante, e sem qualquer comparação com o que foi conseguido no Retina Display do iPhone 4.
(E por hoje, nem vamos falar do desafio que seria o fabrico de um ecrã de 9-10" com uma resolução de 2048x1536, sem defeitos de pixeis! - Embora acredite que o processo de fabrica do ecrã do iPhone 4 possa ter servido de tubo de ensaio para o fabrico de ecrãs de maiores dimensões e com alta-densidade de pixeis.)
... Verdade ou mentira, o que é certo é que com tanto "hype" que se tem criado em torno deste assunto, a Apple correrá o risco de desiludir o público se depois apresentar um iPad 2 com resolução igual à do anterior. Vamos ver...
Ou seja, o hype também pode estar a ser causado por gente afecta à "concorrência" para que o lançamento do futuro iPad seja uma desilusão artificial? Não me surpreende muito se assim fosse, já que há bastante tempo acho que este mercado está a travar online uma guerrilha de marketing.
ResponderEliminarDe qualquer modo, questiono-me se um retina display num iPad terá a mesma razão de ser que num smartphone - a distância a que o tablet é usado tende a ser maior do que a do smartphone.
no iOS4.3 existe já commandos de programação OpenCl para a GPU PVR543, mas só para o Ipad.
ResponderEliminarPouca informação pela parte da Apple para os programadores da plataforma iOS, e deparamos com codigos no qual não temos informação complementar, recorrendo ao que já existe.
Mas aparecem lá como divisão por multiple core.
mas como todos sabem, vai sair ipad2 mas cá em portugal?? Não vamos ter o problema anterior o iOS nao tinho o nosso idioma, mas vai existir outras coisa para o atraso do lançamento do mesmo por cá, pois eles ainda não atingiram os objectivos do ipad1 cá por esse motivo vai demorar a vindo do 2 para cá. Espero estar errado ;)
ResponderEliminarConcorto com o Carlos em que dobrar a resolução do iPad é um bocado de loucos… o iPad tem a mesma RAM do 3GS e até se aguentava bem mesmo com o ecrã que tinha… Com o Multitasking parece que já começa a sofrer um bocadinho…
ResponderEliminarEu não tenho um iPad, mas ainda hoje tive um bocado a mexer num e não dei pela pixelização da imagem que sinto no meu 3GS, em parte devido a estar mais longe do ecrã do iPad do que com o iPhone…