Quem usa o Google intensivamente certamente terá consciência do potencial risco que é alguém mal intencionado se apoderar da sua conta. Já imaginaram o que seria terem todos os vossos familiares, amigos e conhecidos a receberem spam ou emails embaraçosos do vosso email? Já para não falar do acesso a todo o tipo de informações que tenham no Gmail, Google Docs, etc...
É por isso mesmo que, para além de usar uma password exclusiva para o Google, evito usá-la em qualquer outro serviço que, por boa vontade ou não, me peça a password do Google para me "simplificar a vida".
O Google está bem consciente destas questões e oferece agora a possibilidade de aumentarem a segurança usando um segundo nível de validação para se autenticarem no Google.
Esta funcionalidade está disponivel na página de preferências da vossa conta Google.
E permite que, para além do tradicional username e password, o processo de login use uma segunda fase de validação através de um código enviado para o vosso telemóvel (algo semelhante à validação usada por alguns bancos para validar transações online), ou gerado através de Apps para iPhone, Android e Blackberry.
Desta forma, mesmo que vos apanhem a password, a vossa conta continuará segura - a não ser que também vos roubem o telemóvel.
O incómodo causado por este passo adicional pode ser minimizado, já que o sistema permite que a pergunta adicional só seja feita a cada 30 dias.
Para além disso, o sistema permite também a criação de passwords específicas para aplicações, para permitir o acesso em programas que não estejam preparados para usar este segundo método de validação (passwords que podem ser revogadas a qualquer momento).
E para quem estiver a pensar: "Mas então, se me roubarem o telemóvel, deixo de poder fazer login?"
O Google tem isso previsto, e quando activam o serviço, envia-vos um email com 10 códigos de "emergência" que podem usar nessas situações.
A activar assim que o serviço esteja disponível na vossa conta!
Era de se esperar algo similar por parte da Google, visto que tanto a MS no Hotmail como o Facebook tinham feito grandes progressos ao nível da autenticação e segurança, embora ainda seja assim de se louvar a parte das passwords revogáveis para aplicações.
ResponderEliminarAté dói só de pensar o que acontece hoje em dia se roubarem a conta do Google com tudo aquilo que todos lá temos.
Viva
ResponderEliminarTambém não é preciso a teoria da conspiração...
lol