2011/03/31

Linux Instant Boot em 300ms

Já sabem que muito me "arrelia" ter sistemas quad-core, a funcionar a gigahertzs, com gigabytes de RAM, e ter que esperar longos segundos... quase minutos... até que tenha um sistema utilizável pronto a funcionar. (Até mesmo para algo básico como aceder à BIOS, se tem que esperar e desesperar...)


Provando que não seria obrigatório que assim fosse, deixo-vos mais um exemplo do que deveria servir de objectivo para quem se dedica a fazer sistemas operativos. Que vos parece ter uma shell linux pronta a funcionar em apenas 300ms? (E aqui estamos a falar de um "mísero" processador ARM a 720Mhz, a arrancar de memória Flash).

Neste caso concreto, estamos a falar de 630ms totais, desde o momento que se liga o sistema, até que fique funcional... Não seria bom se todos os computadores "de secretária", com o seu imenso poder superior, fossem obrigados a cumprir tempos semelhantes?



[via Pedro Melo]

4 comentários:

  1. hahhaha isso nao é nada olha pare este

    http://www.youtube.com/watch?v=ULa4TPy7z0c

    tem de carregar o x mais o qt mais uma data de coisas :)

    ResponderEliminar
  2. infelizmente no desktop de toda a gente não é assim tão trivial.

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade... mas... quando 99% das vezes nunca se mexe no hardware que temos em casa: nao poderiam/deveriam os sistemas arrancar em modo "fast" optimizado para o que se tem?
    (E só em caso de falhar, ou depois de ter arrancado e estar funcional, preocuparem-se em tentar detectar novo hardware, e demais coisas "lentas"?)

    ResponderEliminar