2011/05/11

Android 3.1


A sessão de abertura do Google IO 2011 esteve cheia de novidades, uma das quais sendo o novo Android Honeycomb 3.1.

Vamos então ver quais são as novidades...

Melhoramentos no Interface

Transições Optimizadas, para uma experiência mais rápida e fluida ao aceder à lista de Apps e o regresso ao home screen; assim como ajustamentos nas cores e posicionamento dos elementos para uma mais fácil percepção. Acessibilidade melhorada, com feedback áudio e possibilidade de ajustar o tempo para o toque "touch-hold".

Carregar no botão home leva-nos de volta ao home screen usado mais recentemente. Visão melhorada do espaço ocupado no armazenamento interno nos settings.


Mas ainda há mais... muito mais! Ora vejam.



Conectividade USB

O Android 3.1 adiciona a capacidade de se ligarem dispositivos USB aos tablets Android: teclados, ratos, controladores de jogos, câmaras, etc.

Quando um acessório USB é ligado, é possível fazer com que o sistema pergunte automaticamente se deseja lançar uma App associada a esse dispositivo - ou um link para descarregar essa App caso não esteja instalada.
Dependendo dos dispositivos e das Apps, será possível usá-las para controlar equipamentos externos (robots, por exemplo), ou qualquer outra coisa.


Apps Recentes

A lista de Apps recentes permite agora aceder a um maior número de apps, sendo possível fazer scroll vertical entre elas. (Algo que nem se percebia porque não tinha sido implementado logo no 3.0.)


Widgets Redimensionáveis

Para uma maior felixbilidade na orgnaização dos vossos "home screens", os Widgets podem agora ser redimensionados ao gosto dos utilizadores - desde que o widget o suporte.


Suporte para teclados externos e apontadores

É agora possível ligar praticamente qualquer teclado externo e dispositivo apontador (ratos e afins) ao Android 3.1, através de USB e/ou Bluetooth; dispensando configurações especiais os drivers - e com gestão fácil no caso de estarem ligados múltiplos dispositivos através dos settings.

No caso dos "ratos", a plataforma suporta a maioria dos ratos com um único botão e também com roda de scroll, assim como trackballs. Quando estes estão ligados, o sistema suportará o ponteiro do rato com as acções de apontar, seleccionar, arrastar, pairar, etc.


Suporte para joysticks e gamepads

Para além dos teclados e ratos, o Android 3.1 passa a reconhecer também joysticks e gamepads via USB ou Bluetooth.

Os controladores da Sony Playstation 3 e XBox 360 são suportados, via USB.


Rede WiFi mais robusta

Passa a ser possível usar ligações WiFi de alto desempenho mesmo quando o ecrã é desligado, o que permitirá usar serviços de streaming de áudio, vídeo e voz, mesmo com o aparelho "desligado"..

É possível configurar proxy HTTP para cada ponto de acesso WiFi, através do touch-hold nos settings do access point. O browser usará esse proxy, e as outras Apps poderão fazê-lo também.

A plataforma passa a suportar o Preferred Network Offload (PNO), que permite sondar quais as redes WiFi disponíveis em modo background, e que permite poupar bateria nos casos em que o WiFi seja necessário por longos períodos de tempo.


Novas Apps de origem

O Android 3.1 traz algumas apps actualizadas optimizadas para o uso em tablets.


Browser


O browser foi remodelado para um uso mais fácil e rápido.

Com o Quick Controls UI, acessível nos settings, torna-se possível gerir as diversas páginas abertas e modos de visualização com um único dedo.

Suporte para CSS melhorado (incluindo funcionalidades 3D), animações, HTML5 video, possibilidade de gravar páginas para ver em modo offline, e um auto-login melhorado para os sites do Google, para facilitar o uso de múltiplos utilizadores no mesmo dispositivo.

Melhoramentos a nível do zoom, para uma navegação mais rápida, e suporte para plugins com aceleração por hardware.


Galeria de Fotos

Suporta para o Picture Transfer Protocol (PTP), que permite transferir imagens de câmaras ligadas via USB para a galeria com um único toque (e tem um indicador para mostrar o espaço local disponível).


Calendário

Grelhas maiores, para maior legibilidade e acessibilidade; que pode ser tornado ainda maior se optarem por esconder alguns controlos. Controlos redesenhados na selecção de datas para utilização mais fácil.

Contactos

A pesquisa retorna agora contactos com o termo pesquisado em qualquer um dos campos do contacto.

Email

Ao responder ou reenviar um email HTML, é enviado uma mensagem em texto simples e HTML, para que a mensagem possa ser vista pelo destinatário independentemente do leitor que usar. Para poupar bateria e dados 3G, os emails são apenas pré-descarregados quando está numa rede WiFi.

O widget do email é agora redimensionável e permite ver os emails na inbox, não lidos, ou favoritos, tocando no topo do widget.


Suporte Empresarial

Configurações avançadas de HTTP proxy para cada ponto de acesso WiFi, sendo essas configurações guardadas e restauradas quando há updates e/ou resets do sistema.

Possibilidade de usar armazenamento de dados encriptados para maior segurança.


Para os Developers

Nova Api para integração com periféricos. Baseada em USB, a Open Accessory API permite que um developer rapidamente consiga colocar o Android a comunicar com o seu hardware, abrindo inúmeras possibilidades de expansão.

Ao ligar um acessório USB, o Android recebe informação do tipo de acessório, fabricante, nome do produto, versão, etc. Dados que podem ser usados para lançar uma App automaticamente, ou informar o utilizador de onde pode descarregar a app necessária para utilizar esse acessório..


Temos ainda o modo Host USB, que permite ao Android reconhecer e utilizar equipamentos comuns: hubs, audio devices, teclados, etc.

Passam a existir eventos de "hover" e scroll horizontal e vertical, quando dispositivos apontadores estão ligados ao sistema

Suporte para joysticks com múltiplos eixos, como X, Y, rotação, aceleradores, pressão, orientação, etc.

As Apps podem interrogar os dispositivos ligados, para descobrir as capacidades de cada um.

Os devekopers podem criar Widgets redimensionáveis, bastando para isso adicionar um simples atributo ao seu widget.

Nova API MTP (Media Transfer Protocol) para interacção com câmaras e outros dispositivos PTP.

O Android 3.1 dá agora acesso ao RTP (Real-time Transport Protocol) através de uma API, que permitirá às Apps uma melhor gestão de seviços que usem streaming de dados, como Apps VoIP, música, etc.

Desempenho melhorado, com views aceleradas por hardware, gráficos acelerados no caso de não terem transparência, e caching mais eficiente.


Muitos melhoramentos que demonstram que o Google não quer dar tréguas à concorrência, e seguirá em frente a ritmo imparável!

1 comentário:

  1. WOW! Grandes novidades!
    Agora é que o mercado vai ser definitivamente invadido de Pads... já estou a salivar :P

    ResponderEliminar