2011/05/11

Chromebooks no Google IO


Se o primeiro dia do Google IO foi dedicado ao Android e ao Honeycomb 3.1, no segundo dia as atenções centraram-se sobre o... Chrome!

Ora vejam o que foi apresentado...




Chrome


O Chrome conta já com 160 milhões de utilizadores, e tem tido uma evolução imparável em termos de desempenho (lembram-se como tudo se passava mais lentamente antes do Chrome ter sido lançada e começado a "corrida" pelo javascript acelerado?) 


O Chrome faz agora coisas que seriam impensáveis há alguns anos, como aceitar input por voz, e ter aceleração 3D por hardware, que permite que se possam ter milhares de objectos 3D no ecrã, sem atrasos - e até correr programas de modelação 3D dentro do browser.


Chrome Web Store


Para fazer chegar as Apps ao Chrome e Chrome OS, temos a Chrome Web Store... que vai agradar aos developers e produtores, por cobra apenas 5% de comissão por cada venda (compare-se com os 30% cobrados pela Apple na sua App Store.)

Não me parece difícil imaginar que rapidamente os vendedores prefiram começar a vendar nesta Web Store do que nas outras...

A Rovio vai lá estar, com o seu Angry Birds, se é que isso pode servir de indicação para outros... :)

Chromebooks


Mas... a "surpresa" de hoje, que já se aguardava, foram os... Chromebook com o Chrome OS.




Dispensando os pesados sistemas operativos tradicionais, o Chrome OS não precisa de updates nem de patches, nem de instalações. Está sempre actualizado e pronto a utilizar. E o Google conta também com o apoio da Samsung e Acer para nos oferecer os primeiros Chromebooks.


Disponíveis a partir de 15 de Junho em vários países (que não incluem Portugal - mas temos Espanha aqui ao lado, já não é mau), este portáteis com Chrome OS irão permitir o acesso à web e aos serviços do Google sem chatices. E não só portáteis, já que também exisitrão "computadores" Chrome de secretária - numa caixa de tamanho reduzido.


Sendo o Chrome OS orientado para a web e para a "cloud", mal ligam um qualquer dispositivo, como por exemplo uma pen USB, os dados podem começar a ser enviados automaticamente para o serviço respectivo: Picasa, Google Docs, etc.


A ideia é sempre a mesma: na cloud os dados estão sempre seguros e disponíveis. Pelo que se o vosso Chromebook for roubado, ou arder, ou avariar... podem simplesmente pegar num qualquer outro Chromebook e ter acesso a tudo como tinham, depois de fazerem login.

Para empresas e escolas, estes Chromebooks estão disponíveis por assinatura de $28 e $20 USD mensais, e que incluem actualizações e trocas imediatas em caso de avaria - para além do acesso aos serviços "empresariais" do Google.



E, depois de ontem terem oferecido os Galaxy Tab, hoje foi vez de oferecerem um Chromebook a todos os presentes... Parece que a crise não chegou ao Google! :)

[fotos via Engadget]

5 comentários:

  1. O Angry Birds já está a na Chrome Web Store. E gratuito!

    Acho q foi a primeira app que instalei lá. :)

    ResponderEliminar
  2. E ja ha novidades sobre o que a mensalidade inclui??
    Se incluir um plano de dados isso e MUITOOO atractivo! :o))

    ResponderEliminar
  3. Tem de incluir um plano de dados, senão...

    ResponderEliminar
  4. Tive a ler e a opção de mensalidade não está disponível para o consumidor normal, mas sim para escola e empresas. Quantidade mínima 10 unidades, contrato 3 anos, inclui 100mb de dados se pagarem mais 3 dólares. Isto nos estados unidos.
    Por cá deve ser a mesma chulice de sempre. Teremos de esperar para ver.

    ResponderEliminar
  5. Diogo Bhovan12/5/11 02:01

    Bem, acho que é uma estreia como "comentador" aqui no AaD,apesar de seguir o Blog diariamente.

    Decidi comentar porque tenho vindo a acompanhar isto do Chrome OS ou agora chamado ChromeBook, e desde que li sobre este novo modelo de negócio que a Google está a tentar implementar, que fiquei incrédulo, pura e simplesmente porque acho que isto vai revolucionar o mercado dos portateis quase a 100%.

    Estou deveras entusiasmado para ter um destes e para ver qual o futuro deste modelo de negócio...

    Se não fosse realmente a roubalheira que agumas operadores se preparam para aplicar nos seus tarifários arriscava-me a dizer que era "quaase perfeito". Sou só eu a notar isto? é que não vejo grande entusiasmo nem grande buzz por essa net fora com este assunto.

    P.S: peço desculpa pela forma "apressada" com que escrevi este comentário e por eventuais erros...

    ResponderEliminar