2011/05/06

Computador de $25

Neste mundo de "Gigas" e "Teras", é fácil esquecermo-nos de que nem sempre é necessário tanto poder computacional para fazer coisas.

David Braben, um nome bem conhecido para uma geração que - como eu - ficou fascinada com o mítico Elite: um jogo que, embora fosse jogado em micro computadores com 16-48KB de memória, tinha gráficos 3D e diversas galáxias com centenas de planetas para explorar, tudo gerado matematicamente .

Pois bem, David Braben pretende que os jovens voltem a ter contacto directo com o hardware e para isso desenvolveu um computador de baixo custo.
E quando se diz baixo-custo... é mesmo baixo: este Raspberry PI é um computador de apenas $25 com porta HDMI e USB, para se ligar a um monitor e um teclado e rato; e que pode ainda receber módulos adicionais como uma webcam.


O sistema conta com um CPU ARM11 a 700MHz, 128MB de RAM, corre OpenGL ES 2.0 para gráficos 3D, suporta vídeo a 1080p, e slot SD para armazenamento. E eu quero um (ou mais!) Isto era o ideal para o meu PC de controlo dos consumos domésticos, e mais.

11 comentários:

  1. E isso tem que sis op?
    Por acaso é giro, gostava de ter um, mas se for com windows não quero :(

    ResponderEliminar
  2. @aerogel
    Estavas a ver um Windows a correr em ARM e só com 128MB? ;)
    Linux pois claro. Ubuntu e vários outros.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/5/11 17:18

    Quando sair e se sair a esse preço quero um ou 2, da muito bem para um home server.
    O preço é bastante aplativo e vendo bem as coisas, custa mais o adaptador USB/Ethernet que o proprio PC.

    ResponderEliminar
  4. Com esse hardware pode-se por a funcionar sem problemas um windows...

    ResponderEliminar
  5. Que coisa tão interessante! E rede?

    ResponderEliminar
  6. Windows não corre em ARM... ainda!

    ResponderEliminar
  7. É super interessante! Mais potente que a maioria dos smartphones e com outras possibilidades. São coisas e atitudes destas que fazem pensar mas que raio de mer... andam as multi-bilionárias a fazer?! A encher as nossas casas de lixo electrónico e obsoleto quando um pequeno e barato aparelho como este incorporado em algum aparelhos como tvs e fazia toda a diferença por muitos e muitos anos! Isto sim são notícias interessantes que depois de ler, as anteriores que falam sobre outros equipamentos até parecem publicidade rasca. Desculpem pela sinceridade. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Wolf, tens alguma razão. As grandes multinacionais até já podem ter-se lembrado de algo deste género... mas simplesmente não querer colocar em risco outros produtos muito mais lucrativos!

    Às vezes é preciso o "pequenino" abanar as coisas.

    ResponderEliminar
  9. @VDIAS @Nelson

    Enventualmente até poderia correr Windows... CE.
    Mas uma vez que não é "instalável" e tem que vir na board, também eliminava a possibilidade.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo6/5/11 22:03

    Penso que até poderia correr Windows (CE), mas nao tenho muitas duvidas que para este tipo do computador, o linux é o mais indicado.

    ResponderEliminar
  11. Julgo que estas coisas merecem sempre alguma prudência. O mercado das tecnologias é tão concorrencial que é difícil perceber que ainda haja espaço para se "descobrir a pólvora".

    ResponderEliminar