2011/06/07

Facebook Activa Reconhecimento Facial


Na melhor tradição do Facebook, eis que mais uma funcionalidade que assustará os defensores da privacidade online: o Facebook activou o reconhecimento facial nas fotos.

E como é também habitual, optou por activar isso para todos em vez de optar pelo implicitamente "não". O processo para descobrirem se têm essa funcionalidade activada (que permitirá sugerir o vosso nome caso alguém faça upload de uma foto onde estejam), encontra-se também "escondida" lá pelo meio de todas as opções de privacidade que são praticamente impossíveis de gerir.

Para o fazerem têm que ir à pagina das opções de privacidade do Facebook, e seguir o processo descrito a seguir:

  • Clicar "Customise settings".
  • Procurar pela secção "Things others share" e pela opção "Suggest photos of me to friends. When photos look like me, suggest my name".
  • Clicar em "Edit settings".
  • Mudar para "Disabled".


Mas, está dado o primeiro passo... com todos estes milhões de fotos, o Facebook torna-se assim num gigantesco repositório de identificação visual, que permitirá identificar qualquer um dos seus utilizadores ao se fazer o upload de uma foto.

Imaginem o quanto o Governo dos EUA se deve estar a babar neste momento... (E os motivos que levaram o Google a abster-se de avançar com um serviço deste tipo.)

3 comentários:

  1. Isso nao deve exigir imenso processamento? Estar a analisar todas as fotos para identificar utilizadores?

    ResponderEliminar
  2. O Google tem isto no Picasa. Estão lá as caras bem identificadas nos meus álbuns de fotos já há mais de um ano.

    ResponderEliminar
  3. @zeto
    Para quem tem processamento distribuido à escala deles... passa a ser simples. :)

    @naovouporai
    Mas no Picasa as coisas são sempre feitas de modo local: tu é que dizes quem é quem.
    Neste caso do FB, tu podes fazer o upload de uma foto, e é o FB que te diz: "ah, está aqui o seu amigo Manuel" sem lhe teres dito nada.

    ResponderEliminar