Na melhor tradição do Facebook, eis que mais uma funcionalidade que assustará os defensores da privacidade online: o Facebook activou o reconhecimento facial nas fotos.
E como é também habitual, optou por activar isso para todos em vez de optar pelo implicitamente "não". O processo para descobrirem se têm essa funcionalidade activada (que permitirá sugerir o vosso nome caso alguém faça upload de uma foto onde estejam), encontra-se também "escondida" lá pelo meio de todas as opções de privacidade que são praticamente impossíveis de gerir.
Para o fazerem têm que ir à pagina das opções de privacidade do Facebook, e seguir o processo descrito a seguir:
- Clicar "Customise settings".
- Procurar pela secção "Things others share" e pela opção "Suggest photos of me to friends. When photos look like me, suggest my name".
- Clicar em "Edit settings".
- Mudar para "Disabled".
Mas, está dado o primeiro passo... com todos estes milhões de fotos, o Facebook torna-se assim num gigantesco repositório de identificação visual, que permitirá identificar qualquer um dos seus utilizadores ao se fazer o upload de uma foto.
Imaginem o quanto o Governo dos EUA se deve estar a babar neste momento... (E os motivos que levaram o Google a abster-se de avançar com um serviço deste tipo.)
Isso nao deve exigir imenso processamento? Estar a analisar todas as fotos para identificar utilizadores?
ResponderEliminarO Google tem isto no Picasa. Estão lá as caras bem identificadas nos meus álbuns de fotos já há mais de um ano.
ResponderEliminar@zeto
ResponderEliminarPara quem tem processamento distribuido à escala deles... passa a ser simples. :)
@naovouporai
Mas no Picasa as coisas são sempre feitas de modo local: tu é que dizes quem é quem.
Neste caso do FB, tu podes fazer o upload de uma foto, e é o FB que te diz: "ah, está aqui o seu amigo Manuel" sem lhe teres dito nada.