Os automóveis híbridos enfrentam imensas complicações por tentarem combinar o sistema de combustão e sistema eléctrico.
Os automóveis híbridos são o resultado de uma evolução natural, como forma de reduzir as emissões poluentes, mas são muitas vezes descritos como sendo o "pior dos dois mundos" - isto porque têm que transportar com toda a tradição e peso dos motores a combustão, a que se somam as baterias e motores do sistema eléctrico. Apesar de isto ser algo fácil de conceber e idealizar no papel, a sua transposição para o mundo real vem acompanhado por uma série de dificuldades, onde é preciso ter em consideração coisas como o facto dos motores a combustão não apreciarem estar a ser ligados e desligados de forma frequente, de não atingirem as temperaturas ideais para o funcionamento, etc.
Se é certo que se pode dizer que estamos no pináculo da evolução dos motores a combustão - apesar de haver marcas que acreditam poder ir ainda mais além - também se pode dizer que, nos híbridos, talvez se esteja a querer manter uma solução complicada para algo que poderia ser imensamente simplificado. Faria até mais sentido apostar em soluções que usassem um pequeno motor a combustão apenas como gerador.
2024/10/27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Quando ele diz que um oleo aguenta 15 mil milhas certamente se está a referir ao motor de combustão, pois num PHEV pode-se fazer 15 mil milhas sem usar o motor de combustão...
ResponderEliminarOutro problema dis híbridos é que os fabricantes anunciam a potencia total do motor de combustão mais o eletrico, quando na maior parte dos trajectos que se está a usar apenas o motor eletrico a potencia é tipicamente menos de metade, e as potencias deviam estar anunciadas em grande independentemente no modo eletrico e combinado.
Interessante de uma perspectiva de conhecimento, mas não adianta gerar alarido: há imensos híbridos da toyota com mais de 300 mil kms e o motor de combustão nunca foi reparado. Existe até um vídeo no youtube famoso por demonstrar um motor de combustão de um prius híbrido após 500 mil kms rodados com o carro e o motor demonstra pouco desgaste. Esse mesmo modelo de prius encontra-se usados há venda com imensa quilometragem. Agora claro, pode ser algo exclusivo da toyota, outras marcas podem não ter sistemas tão fiáveis
ResponderEliminarSinceramente. Tenho um HEV da Toyota. Em 100k km que já fiz, foi só manutenção programada e que continue assim. Tanto faz consumos de 2.5/3l como faz 5. Depende da minha paciência. O ligar e desligar do motor, pelo menos na Toyota o sistema garante que o motor está sempre na temperatura ideal de funcionamento, logo num dia mais frio ele vai ligar mais vezes só para o manter com a correta lubrificação e na temperatura ideal.
ResponderEliminar