2011/06/24

Windows Phone 7.5 Mango


Bem a tempo da previsível inundação do mercado que se adivinha com a chegada dos Windows Phone da Nokia, a Microsoft continua a melhorar o seu WP7.5 "Mango".

Conforme tinha sido prometido, há uma forte aposta na integração das redes sociais neste sistema operativo mobile:


O "Me" tile agrupa agora mais funcionalidades, permitindo actualizar e ver estados do Facebook, notificações, etc. E os calendários passam também a estar completamente integrados (assim como a gestão de eventos e convites).


Outra das novidades é a unificação do sistema de chat e mensagens, que agora agrupa as conversações independentemente do método que tiverem utilizado (SMS, chat, facebook, etc).

Ainda a nível das unificações, os utilizadores com múltiplas contas de email irão apreciar a nova caixa de correio, que permite agregar múltiplas contas numa só inbox... mas podendo deixar outras separadas. Bastante útil para quem tiver múltiplas contas de email pessoal e de trabalho que prentende agrupar - mas mantendo a distinção entre o que é email pessoal e email de trabalho.



Outra das grandes apostas é a secção de jogos com integração com o Xbox Live e a Xbox 360 (eu sempre disse que é uma das grandes áreas de diferenciação onde a MS pode/deve apostar)...


E a nível da navegação é possível ver as informações "turn-by-turn" com indicação por voz.

Há muito mais coisas, como por exemplo um multitasking que foi buscar inspiração ao WebOS e ao iOS. As Apps em background são mantidas em standby para não gastarem energia - excepto em casos específicos, como acontece no iOS, para streaming de áudio, navegação, etc - e é simplesmente tirar um "screenshot" do estado da App nesse momento para que depois seja exibida na lista de Apps em "background" (uma técnica que também é bastante utilizada no iOS).

Seja como for, aos poucos, o Windows Phone vai-se tornando numa proposta "de nível" no panorama mobile... Faltando apenas que cheguem equipamentos atractivos a preços decentes, para tentarem recuperar o atraso que têm face aos iOS e Android.



[Via WinRumors e this is my next]

4 comentários:

  1. Talvez a tão criticada união Microsoft/Nokia não seja tão nefasta quanto alguns fizeram crer. A Nokia sempre teve excelentes aparelhos, mas o Symbian já não atraia nem usuários nem desenvolvedores. Talvez os próximos aparelhos da marca finlandesa sejam concorrentes de peso aos Androids de topo e ao iPhone.

    ResponderEliminar
  2. Apenas acho que o WP7 devia dar maiores possibilidades de personalização do aparelho em termos de UI.

    Essa para mim é a grande vantagem do Android (obviamente que comparando com o Mango).
    Não gosto muito do look do WP7 apesar de admitir que seja atractivo para muita gente.
    O Meego Harmattan é mais bonito. :)

    ResponderEliminar
  3. Antonio Luis Coelho24/6/11 16:03

    Viva

    Para quem quiser ver o 1º NOKIA (igual ao N9, mas com um botão fisíco para a câmara) a correr WP7:

    http://www.technet.hu/telefon/20110624/exkluziv_video_elop_bemutatja_az_elso_windowsos_nokiat/

    ResponderEliminar
  4. Antonio Luis Coelho24/6/11 16:04

    Viva

    Esqueci-me de dizer que esta "fuga" é bem programada, pela parte das MS/Nokia, claro... ;)

    ResponderEliminar