Se fossem necessários ainda mais motivos para demonstrar porque motivo o (pseudo) 3D, exibido num ecrã 2D não funciona (pelo menos, nos moldes em que a tecnologia actual o permite): eis mais um estudo vem revelar que isso causa desconforto.
Na origem está o "pequeno" pormenor de que o nosso cérebro e olhos estão em batalha constante, com os olhos a terem que permanecer focados no ecrã - mesmo quando os objectos nele exibidos aparentam estar a distâncias diferentes, à frente ou atrás do plano de focagem, situação que obrigaria a que os olhos convergissem de forma diferente.
Embora a tolerância a isto possa variar de pessoa para pessoa, a verdade é que se comprova que não é nada saudável estar a fazer isto. E portanto, que me perdoe o James Cameron mas... por favor dediquem-se a fazer filmes em condições... mas em 2D. Obrigado.
(E já agora, nada de começarem a cobrar uma taxa extra nos filmes 2D por estes não causarem dores de cabeça...)
2011/07/26
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
+1 concordo na totalidade
ResponderEliminarDetesto filmes 3D passado 30m estou enjoado. Até agora só o tron é que gostei pois tinha o 3D muito suave, apesar de pelo estudo esse tipo de 3D o de profundidade, ser o pior.
ResponderEliminarBolas, isto anda um hype anti-3d (maior que o hype do 3d nesta altura do campeonato) que até faz impressão. O estudo serviu para testar dentro de que limites o 3d é confortável ou deixa de o ser. Como tu próprio traduziste, o pior é quando o conteúdo "entra" para o ecrã no cinema (ou seja, o oposto do que está instalado nos cinemas) e também quando o conteúdo "sai" do ecrã a curta distância (ou seja, o oposto do que acontece nos telemóveis/consolas que não necessitam de oóculos). Portanto estamos no caminho certo.
ResponderEliminarO slashdot também é um sítio maioritariamente anti-3d mas mesmo aí houve alguns comentários de utilizadores que chamaram a atenção para isto. Mais, no engadget fizeram a gracinha de gozar com os bloggers à pala desta gaffe:
http://www.engadget.com/2011/07/22/samsung-studies-3d-viewing-discomfort-finds-out-bloggers-dont/
Para terminar, dou graças a não terem acabado com os jogos FPS nos anos 90 só porque algumas pessoas ficavam com tonturas, e idem para os parques de diversões só porque algumas pessoas enjoam em algumas máquinas. Há lugar para todos.
Não podia estar mais de acordo com o artigo.
ResponderEliminarPara mim, o 3D actual, não passa de uma grande manobra de markting para vender TVs e bilhetes de cinema a preços mais caros.
Qnd vi o Avatar e o Thor, no final fiquei com os olhos um bocado "incomodados" mas depois passou...
ResponderEliminarEstou ansioso é para ver o filme erotico chinês("Sex and Zen: Extreme Ecstasy" ), em 3D , que está a superar o Avatar:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/905441-primeiro-filme-porno-em-3d-causa-frisson-na-china-dizem-jornais.shtml
Quero ver se alguem depois de ver se queixa do 3D... só se for por causa dos punhais voadores :P
Nao faz problema :oP...
ResponderEliminarSe a teoria da evolucao estiver certa, temos e de continuar com este 3d em ecrans 2d para forcar o nosso corpo a adaptar-se! HE HE HE...