2011/07/09

Comparação Blogger Novo vs Velho

Ainda a propósito das alterações ao Blogger, que passa a contar com o novo "look" do Google, não consigo evitar queixar-me publicamente uma vez mais.

Sim, concordo que o velho interface do blogger estava obsoleto; sim, concordo que o novo aspecto é bem mais moderno e tem potencial para ser excelente - mas, para que isso aconteça, há alguns detalhes que têm que ser alvo de remodelação.

Olhem para os seguintes ecrãs, e diga-me em qual deles "salta à vista" quais posts já publicados e quais estão agendados para publicação nos próximos dias?



À esquerda temos o velho interface, com os agendados a serem facilmente identificáveis pela tag laranja, alinhada na sua coluna; à direita temos o novo interface, onde o "agendado" surge como se fosse uma tag normal, perdida no meio das restantes.

E quanto ao espaço perdido... o Google teve mesmo atenção a isso, já que o novo layout desperdiça precisamente o dobro do espaço!

Ora vejam:

Na mesma área de ecrã podemos agora ver metade do que se podia ver antes; sem qualquer real benefício a nível de "usabilidade", a não ser ter perdido espaço e a facilidade de identificar rapidamente quais os artigos agendados e já publicados.

Não custava nada o Blogger ter a opção de ajustar a densidade dos posts que se querem ter visíveis no ecrã (tal como permitem escolher o número de posts - 10/25/50/100 por página - podiam acrescentar um selector de "alta/média/baixa" desnsidade, onde a "alta densidade" apresentasse o mesmo número de posts por área que o interface anterior; algo que também já estou a prever vir a ser necessário no Gmail!), e passar a identificação dos "agendados/rascunho" para a sua própria coluna alinhada. E com isso, resolviam 90% dos "problemas" que me incomodam sempre que uso o novo look.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O novo look do Gmail e do Calendar tem o mesmo problema. Eu também não gosto, é muito espaço desperdiçado.

    ResponderEliminar
  3. De longe ou novo de longe, tudo perceptível e nada que a roda do rato não resolva.

    ResponderEliminar
  4. O StyleBot não resolve o problema?

    ResponderEliminar
  5. @dk39
    Preferia não ter que recorrer a artifícios desse tipo. Mas, se as coisas não se compuserem quando passarem a "oficiais", lá terá que ser.

    ResponderEliminar