2011/07/08

Novo Look do Blogger para Todos

Já se sabia que o Blogger estava em remodelação e que iria apresentar um novo interface mais moderno.

Esta mudança foi sendo feita de forma progressiva, até estar agora disponível para todos os que o desejarem experimentar usando o modo Blogger in Draft da plataforma de blogging do Google.

Eu fui um dos que não foi contemplado com o novo interface... e já sabia que era algo que simultaneamente desejava, mas que também me assustava. É que custa sempre "mudar", e mesmo se o anterior interface tinha muito por melhorar, pelo menos já lhe conheciamos "as manhas".

E infelizmente, os meus receios confirmaram-se... agora tenho o novo interface... e preferia não o ter!

Para além do novo esquema de cores de baixo contraste, a minha principal queixa é a enorme quantidade de espaço branco desperdiçado.

Ora comparem o actual interface, onde se podem ver cerca de 12 posts...


... comparado com o anterior, onde mais do dobro!


Será que andam todos tão ceguinhos que não vêem a brutal diferença de produtividade ao reduzir o número de posts visíveis no ecrã? Agora que temos ecrãs de alta-resolução, aumentam o espaço para não se usar os pixeis disponíveis?... Nem quero ver como ficará este novo layout num ecrã de um netbook. Com sorte dará para ver 2 ou 3 titulos...

Aliás, é absurdo ver que andaram a perder tempo a implementar uma barra de scroll vertical "custom made", em vez de deixarem o scroll a cargo de quem o deveria saber fazer melhor: o browser! Será que estão a querer reinventar a roda... e no processo passá-la de redonda para quadrada?

É caso para dizer: volta blogger antigo, estás perdoado!

Eu sei que é possível usar o interface antigo por mais alguns tempos, mas sendo este novo look algo inevitável, o melhor é começarem a habituar-se desde já.

No entanto, para quem o quiser fazer, pode forçar o interface antigo mudando o "blogger.g" no url por "post.g", ou seja:

  • http://draft.blogger.com/blogger.g?blogID=...

passa a:

  • http://draft.blogger.com/posts.g?blogID=


Espero sinceramente que a equipa do blogger dê ouvido aos utilizadores antes de passar este novo look a definitivo.

12 comentários:

  1. Eu acho q dá um aspecto mais limpinho...

    Mas podes mudar sempre o interface(sem recorrer a esse truque no url)

    http://draft.blogger.com/home (tens de estar autenticado) e tirar "desselecionar" -> Tornar o Blogger em versão de rascunho a minha predefinição. ;)

    ResponderEliminar
  2. @Vitor
    Mas isso passa-te para o editor "normal" do blogger. E eu quero continuar a usar o "draft"... mas com o aspecto antigo. :)

    Quanto ao novo, tem futuro para evoluir... mas ver apenas 20 titulos no ecrã é um absurdo... até no tempo do modo de texto com 80x25 caracteres se mostrava mais informação.

    ResponderEliminar
  3. João Gonçalves8/7/11 11:24

    Para mim que comecei há pouco tempo um blog, tanto a interface antiga como a recente são pouco user friendly. Colocar fotos, texto, legendas, etc, deveria ser mais simples. A Google que é tão "à frente" em tanta coisa, nisto parece-me pouco expedita. Nunca usei nenhum dos outros mas este é pouco prático.

    ResponderEliminar
  4. @Carlos

    Percebi-te. My bad!

    As pessoas não se podem esquecer q o Blogger Original demorou algum tempo a estar como está(estava). Este também vai levar os seus ajustes com o tempo. Se vai custar a assimilar o novo "esquema"? Vai mas é como tudo na vida... ;)

    ResponderEliminar
  5. Facil no browser fazes reduzir (menos zoom)

    ResponderEliminar
  6. @JoaoSanto

    Se o zoom reduzisse só o espaço em branco... até que dava. :)

    ResponderEliminar
  7. "Espero sinceramente que a equipa do blogger dê ouvido aos utilizadores antes de passar este novo look a definitivo"

    Sinceramente, acredito que a Google se dê a esse trabalho. Não creio que se ponham a inventar sem terem feito um estudo de mercado antes. Mas para chegar já a este ponto, é porque esse estudo já foi feito e muitos utilizadores devem ter achado que se estava a "encher" muito o ecrã. Na minha opinião, nem 8 nem 80, mas enfim.

    ResponderEliminar
  8. @Nelson

    Olha que não é a primeira vez que eles fazem grandes "cagadas", como aconteceu por altura do novo uploader de imagens, que mesmo não funcionando em condições passaram para a versão "pública".

    Portanto... já nada me surpreende vindo daquelas paragens... :/

    ResponderEliminar
  9. João Sousa8/7/11 15:24

    Pelo que eu li algures, a Google não tem tido o hábito de ouvir os utilizadores, preferindo prestar atenção às estatísticas: quantas pessoas clicaram neste botão; quantas pessoas clicaram naquele; vêm as variações no acesso a opções conforme diminuem ou alteram milimetricamente o tamanho de uma fonte ou o tom do fundo; analisam o tempo de permanência nas páginas.

    ResponderEliminar
  10. De longe o novo look mas de longe (eu gosto de mudar :D )

    ResponderEliminar
  11. Curiosa a vossa conversa sobre ouvir os utilizadores. Vi recentemente uma entrevista (não tenho a certeza, mas acho que foi ao designer do Honeycomb, Matias Duarte) na qual ele afirmava que isso de ouvir os utilizadores nem sempre dá bom resultado porque tendem a ser conservadores e nem sempre apreciam as mudanças na primeira impressão, embora mais tarde se adaptem bem.
    Não será o teu caso, Carlos?... ;-)
    A mim parece-me é que a Google tem adoptado um visual muito virado para os tablets, com botões a jeito de um... dedo.

    ResponderEliminar
  12. @António

    Sim, eu tenho isso em consideração - e sei que a mudança requer sempre habituação.

    Mas aqui tratam-se de aspectos puramente funcionais: cores mal escolhidas; espaço mal-aproveitado.

    Mesmo que fosse com a "desculpa" do touch; seria o caso evidente que equipamentos diferentes exigem interfaces diferentes. Num "PC", com teclado e rato, pede-se que haja maior densidade de informação - ainda para mais quando em 99% do tempo, o espaço em branco está lá para... nada.
    Se têm espaço - ao menos que exibissem informações ou qualquer coisa.

    Eu tenho feito esforço para me adaptar, mas que aquilo falha nestes aspecto que referi, falha.

    ResponderEliminar