2011/07/16

Efeito Rolling Shutter numa Guitarra


A maioria dos sensores existentes nas câmaras dos smartphones (e não só), utilizam uma técnica chamada "rolling shutter" para captar a imagem. Ou seja, cada "frame" de uma sequência de vídeo não é capturado num mesmo momento mas sim de forma progressiva, linha após linha (à semelhança de como uma imagem é projectada num ecrã CRT.)

Embora este efeito não seja perceptível em cenas estáticas, quando as coisas começam a movimentar-se rapidamente se torna visível, e o efeito é tanto mais pronunciado quanto maior for a velocidade das coisas que estivermos a filmar. (Por exemplo, se apontarem a câmara para fora de um carro em movimento, depressa notarão postes a ficar inclinados - havendo até processos que tentam compensar e corrigir este efeito do rolling shutter.)

O ideal seria que os fabricantes usassem sensores de imagem com "global shutter", que permite captar cada frame de uma só vez... Mas por outro lado, este rolling shutter permite também capturar alguns efeitos engraçados, como este que acontece quando se aponta a câmara (neste caso de um iPhone 4) às cordas de uma guitarra.

2 comentários:

  1. Este efeito acontece devido à taxa de amostragem. Visto que as cordas podem vibrar a ordens de vários kHz e a camera não consegue capturar todo o espectro de vibração dá-se esse efeito..

    ResponderEliminar
  2. Com isto, quem é que precisa dum osciloscópio? :D

    ResponderEliminar