2011/08/29

CoVii - Computer Vision Interaction


No outro dia recebi um convite para visitar uma empresa, que curiosamente está sediada aqui bem perto de mim (em Gaia), e que trabalha numa área que muito me atrai: a CoVii.


Se alguma vez viram aquelas montras com projecções interactivas onde podem seleccionar os produtos que vos interessam, ou aqueles campos de futebol projectados no chão nos quais podemos jogar, já saberão do que estou a falar.

Tendo recentemente comemorado o seu primeiro aniversário, foi com especial agrado que fiquei a conhecer alguns dos seus produtos - e até vislumbrar alguns dos projectos que preparam para o futuro.


ViiMotion

Para quem pretender implementar projecções interactivas, a CoVii oferece o seu ViiMotion, um sistema que integra todos os componentes necessários para uma solução pronta a usar - onde não falta sequer uma câmara 3D ao estilo "kinect" - e que necessita apenas ser ligado a um monitor ou projector.


Este ViiMotion permite a interacção total com as imagens projectadas (o sistema funciona com um "media center" onde se torna fácil gerir os conteúdos - e inclui várias demonstrações prontas a usar) e não falta sequer um sistema de calibração automática que simplifica o processo de instalação inicial.

Com a sua câmara 3D, o sistema é capaz de reconhecer múltiplas pessoas e o seu posicionamento, e permite uma interacção total com o que é apresentado - não só "pontos de toque" como também as silhuetas completas.

Se imaginavam se seria possível ter o controlo gestual que a Zon apresentava na publicidade à Zon Iris, com um ViiMotion poderão ver que tal é perfeitamente possível.




ViiTable

Para quem pretender algo mais ao estilo de uma mesa multitouch interactiva - ao estilo Surface da Microsoft - a CoVii tem também a sua solução própria: a ViiTable.


Suportando um número ilimitado de pontos de toque no ecrã FullHD de 42", a mesa multitouch da CoVii utiliza um princípio de funcionamento semelhante à primeira mesa Surface da Microsoft (tendo uma câmara montada por baixo do ecrã).

Novamente, estamos perante uma solução pronta a usar - e a minha única "queixa" é que este tipo de tecnologia não esteja (ainda) a um preço que possibilite a sua utilização nos nossos lares... pelo menos, não das famílias que tenham que fazer contas ao fim do mês. Mas... quem sabe, um dia destes?

Mesmo assim, fiquei surpreendido pelo preço "económico" do ViiMotion e ViiTable face ao que eu esperaria...




A CoVii


Com apenas um ano de existência, é bom ver que temos empresas inovadoras - muitas vezes bem perto de nós, como foi o caso (embora também esteja presente na Eslovénia e na Holanda) - e com equipas de pessoal jovem altamente competente que têm tido enorme sucesso nas áreas a que se dedicam.

Se estão a imaginar algum projecto onde um sistema deste tipo vos pudesse ser útil, não deixem de os contactar e ver o que eles vos podem oferecer.

Ficarei a aguardar pelos novos projectos da CoVii, dos quais vos manterei informados sempre que possível, e que certamente começarão a ver cada vez mais frequentemente espalhados "por aí".


[O meu agradecimento à Bárbara e ao Pedro, pelo convite e pelas simpatia com que me receberam na CoVii]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)