2011/09/23

Facebook Timeline - A Tua História


Ontem ficamos a conhecer, com uma apresentação do próprio Mark Zuckerberg (cuja fortuna já ultrpassou a dos fundadores do Google), o que o Facebook anda a preparar para o futuro próximo: o Facebook Timeline.

Este timeline visa criar e simplificar o acesso à informação ao longo da nossa vida, ao contrário do que acontece actualmente no FB, onde apenas se tem acesso à informação actual - sendo necessário clicar em "older" repetidamente para se ver algo passado há alguns dias... e que se torna ainda mais frustrante se quiserem procurar por algo de há meses ou anos atrás.




Com o Timeline, a ideia é a de que o FB conseguirá criar automaticamente um "livro de memórias" da vossa vida - que poderão editar à vossa vontade, obviamente. Um conceito interessante, mas que dependerá também de tudo aquilo que partilham no FB. Para muitas pessoas, aquilo que colocam no FB não tem realmente nada a ver com a sua vida "real" - ou pelo menos com aquilo que consideram importante. Mas, para quem o fizer... certamente deverá achar interessante esta nova funcionalidade; e muitos outros poderão começar a partilhar mais coisas no FB, sabendo que irá ficar neste "registo temporal".

Este Timeline irá ficar disponível ao longo das próximas semanas, mas há "truques" que vos permitem activá-lo desde já.


Open Graph


Não é segredo que não sou grande fã do Facebook, nem tão pouco posso dizer que perceba completamente (ou sequer parcialmente) o seu funcionamento - sempre que tento fazer algo... acabo invariavelmente perdido a tentar dar com as opções ou forma de o fazer. :P

Seja como for, parece-me que é sempre positivo ver um gigante como este continuar a inovar e apresentar novas coisas, como é o caso da Timeline e do seu Open Graph.

A nova ideia do Facebook é dispensar o uso manual do botão de Like, e deixar que sejam as Apps a partilhar automaticamente aquilo que estamos a fazer: que música estão a ouvir, que filme estão a ver, que livro estão a ler, em que locais estão, etc. etc. Ou seja... fazerem as coisas, e elas aparecerem automaticamente na vossa timeline.

(O CEO do Netflix, que passará a estar também integrado com o FB aproveitou a apresentação para "forçar" a alteração da lei, que nos EUA proibe a partilha do que se estiver a ver, e que por isso estará apenas disponível nos países onde o Netflix está disponível... excepto os EUA!)

Como sempre, há os dois lados da questão: para uns será algo muito bem vindo, que evitará os processos habituais de partilha manual daquilo que fazem para que os amigos saibam; para outros, um bem real pesadelo de privacidade onde tudo o que fazem é automaticamente publicado "para o mundo ver".

Por outro lado, esse mesmo OpenGraph parece ser mais uma forma de se destacarem do Google (os mapas do Timeline são do Bing e não do Google), sendo uma poderosa ferramente de agregação de informação sobre os utilizadores. Por exemplo, o FB pode informar-vos que uma dezena de amigos tem visto a mesma série de TV, ou filmes com um determinado actor, ou ainda que estão todos a ler um mesmo livro... Informação que o FB pretende usar como chamariz para quem pretender fazer publicidade para segmentos específicos de utilizadores...

Para um site que nalguns dias chega a ter a visita de 500 milhões dos mais de 750 milhões de utilizadores registados... sem dúvida que isso será sempre um factor de enorme peso.


Claro que para muitos, estas novidades do FB surgem também em resposta à ofensiva social do Google com o seu Google+, mas... segundo o Google, também o Google+ tem a ganhar com este novo Facebook. Redes sociais, partilhas, privacidade... tudo questões que certamente continuarão a aparecer nos tópicos das notícias durante os próximos meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)