2011/10/11

iPhone 4S com A5 a 800Mhz


Tal como já tinha acontecido com o iPad 1 e o iPhone 4, novamente assistimos a um compromisso por parte da Apple para oferecer um aumento de desempenho com o novo CPU dual-core A5, e que no iPhone 4S parece estar a funcionar a 800Mhz em vez do 1Ghz com que funciona no iPad 2.

Como já tinhamos visto nalguns benchmarks, há operações onde o novo iPhone 4S duplica o desempenho do iPhone 4, e no geral proporciona um salto de desempenho superior ao que foi conseguido com a passagem do iPhone 3GS para o 4 - mesmo se fica aquém do desempenho do iPad 2 com o A5 a funcionar sem constrangimentos graças às suas baterias mais generosas.


No campo dos gráficos, mesmo a 800Mhz os ganhos são também mais que suficientes, fazendo com que no GLBenchmark 2.1, se passem de 15.3fps de um iPhone 4 para... 122fps num iPhone 4S! (Praticamente o dobro, ou mais, do que é por agora conseguido pelos topos de gama da concorrência.)



A nível de benchmarks de javascript e browsing, as optimizações para o hardware no iPhone 4S fazem com que o iPhone possa enfrentar (e superar) a maioria dos restantes smartphones no mercado - mesmo os que têm hardware bastante superiores. Para referência, a actualização do iOS 4.3 par ao IOS 5 faz com que no SunSpider Benchmark, o iPhone 4 passe dos 4600ms para os 3900ms, à frente de um Galaxy S 2 (4038) - e que com o 4S é quase reduzido para metade, com 2222ms.


Espero que sirva como chamada de atenção para que nos Android se dê mais importância a este tipo de optimizações (e que com sorte poderão chegar já com o novo Android ICS.) Porque afinal, a Samsung tem o Galaxy Tab 8.9 com o Honeycomb a estar "ela-por-ela" com o iOS... demonstrando que a "culpa" é mesmo do Android 2.3.

9 comentários:

  1. A culpa é do Gingerbread bem como de os SoCs da concorrência serem mais arcaicos que o do iPhone 4S.

    O SGSII já está no mercado á meio ano. É um telemóvel que quer queiram quer não já está a ficar desactualizado.
    O interesse agora é ver o que o Nexus Prime vai trazer em termos de hardware e software.

    ResponderEliminar
  2. O SGSII, arcaico? LOL
    O iphone 4s tem um processador Apple A5 que é igual ao do ipad2 mas "Underclocked" que foi lançado em março, bem antes de sair o SGSII, portanto culpa de ter SoCs arcaico nao é.

    ResponderEliminar
  3. Dos_Passos11/10/11 20:35

    Também ficava admirado de a Apple lançasse um produto que superasse a concorrência do momento por pouco.

    Costuma deixar a concorrência a correr atrás durante um ano ou perto disso.

    Com que então o Galaxy S II era superior ao iPhone 4S ? Agora a culpa passou para o Android e a esperança passou para o mítico Nexus Prime/novo Android. Esperem sentados. Daqui por um ano o 4S tem concorrência (da Apple).

    ResponderEliminar
  4. Deixem-me rir...
    O SGSII não é superior ao iPhone 4S. Pura e simplesmente está tão perto deste que as diferenças neste momento são quase negligíveis. E para um telemóvel lançado á meio ano ainda ter coisas superiores ao iPhone 4S quer dizer muito.

    E eu se fosse a vocês não dizia muito do Nexus Prime antes de verem o que aí vem.

    ResponderEliminar
  5. Dos_Passos11/10/11 22:35

    1 cadeira para o Pedro s.f.f., e uns O-O (óculos)

    ResponderEliminar
  6. @pedro,
    O resultados que se vêm nos gráficos são tudo menos negligiveis, o SGSII tem valores bem inferiores aos do iphone 4s.

    Isto vem comprovar de que nada servem, altas frequências no CPU, muitos gigas de RAM ou muitos cores no GPU, se o SO nao estiver bem optimizado nada feito.

    Quando sair o ICS, os valores irão aproximar-se ou até passar os do iphone 4s, e depois passado algum tempo a Apple lança outra actualização de software em que recupera outravez a vantagem, será sempre assim que irá acontecer.

    Agora a questão mais pertinente aqui é, quando é que o SGSII irá receber a sua actualização para o ICS. Secalhar nunca, se olhar-mos para as actualizações do SGS, estes ainda nao têm gingerbread oficial.

    ResponderEliminar
  7. Vá, vou ser mauzinho, atingi os 3300 e tal no SunSpider com o meu DHD com android 2.3.5 e HTC Sense 3.5

    ResponderEliminar
  8. "Agora a questão mais pertinente aqui é, quando é que o SGSII irá receber a sua actualização para o ICS. Secalhar nunca, se olhar-mos para as actualizações do SGS, estes ainda nao têm gingerbread oficial. "

    Segundo me lembro de ler na ultima conferencia da Google (no inicio do ano salvo erro aquando o anucio do ICS) as marcas apartir daquele momento, q fosse das marcas q suportassem o android (penso q a samsung seja uma delas) estariam obrigadas a que os seus tlmv tivessem updates com a duração no minimo de 18 meses...

    ResponderEliminar
  9. http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1304448

    ResponderEliminar