2011/10/11

Notícias do Dia

Está em curso mais um fundo de gadgets, desta vez para adquirir um iPhone 4S - e que devido ao elevado interesse demonstrado, irá dar para comprar alguns equipamentos extra, como um iPod Nano com uma estilosa bracelete que o transforma num relógio de pulso, e... mais algumas coisas. Tudo dependerá do montante angariado neste fundo que encerrará logo à noite, para que todos tenham possibilidade de entrar.

Para além da chegada da nova App do Facebook ao iPhone e iPad, já vimos também como correr Apps Android num iPad, os primeiros e segundos testes de velocidade ao iPhone 4S (que tudo indica irá continuar a ter apenas 512MB de RAM), um computador all-in-one da ASUS com subwoofer externo, e como a Adobe começa a tornar a magia do CSI em realidade com um novo filtro anti-esborratamento no Photoshop.





HP Decide Futuro do WebOS esta Semana


Quando a HP comprou a Palm e o seu WebOS, esperava-se que a empresa fosse capaz de fazer o que faltava para tornar este sistema operativo mobile numa plataforma capaz de enfrentar os concorrentes. E, de início tudo parecia ir bem... até se acabar por tornar num dos maiores fiascos da História (tecnológica).

Agora, a HP está prestes a decidir o que irá fazer com o WebOS, havendo algumas ofertas "secretas" em cima da mesa. Há quem fale que a Amazon poderá estar interessada, para utilizar o WebOS como base para os seus produtos - mas, não sei até que ponto lhes compensará fazer isso quando podem simplesmente usar a parte open-source do Android à sua vontade.

Pessoalmente, continuo a achar que o Facebook seria quem mais teria a ganhar com esta aquisição, passando a deter um sistema mobile completamente orientado para a Web, e cujos equipamentos se tornariam em aparelhos de desejo para milhões de utilizadores do FB por todo o mundo - particularmente se o FB começasse por priveligiar o acesso aos seus conteúdos nos seus próprios equipamentos, deixando os restantes com versões mais "limitadas" da experiência Facebook.
(E com o novo Timeline do FB a "pedir" que as pessoas tomem nota de todos os acontecimentos da sua vida, mais sentido faz com que os fãs andassem sempre com o seu Facebook mobile device...)


Finalistas Fraunhofer Portugal Challenge


Já estão encontrados os seis finalistas do Fraunhofer Portugal Challenge, concurso de ideias que desafiou estudantes e investigadores das universidades portuguesas a apresentarem trabalhos enquadrados no espírito do Fraunhofer AICOS: “Investigação de Utilidade Prática”:

  • Um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros, como por exemplo fundos de investimento;
  • Uma proposta para a criação de um mercado electrónico de teleradiografia, aproveitando equipamento já existente, com o objectivo de melhorar processos, aproveitar recursos com mais eficácia e reduzir custos nos serviços de imagiologia;
  • Um sistema de comunicação que permite a transmissão de dados através de luzes LED, aproveitando uma tecnologia inovadora e que pode revolucionar completamente a segurança rodoviária;
  • Uma aplicação para smartphones que consegue rapidamente prever o avanço de um determinado incêndio florestal, podendo ser uma ajuda preciosa para bombeiros e outras forças de combate a incêndios;
  • O desenvolvimento de um pequeno dispositivo de comunicação wireless que consegue funcionar sem bateria, indo buscar energia a ondas electromagnéticas;
  • Um sistema inovador, que é mais rápido e eficiente a realizar a exigente tarefa de fazer reconhecimento facial


Das seis ideias finalistas, serão agora atribuídos os 1º, 2º, e 3º lugares em duas categorias: Mestrado e Doutoramento. Os grandes vencedores do Fraunhofer Portugal Challenge 2011 serão assim revelado no próximo dia 20 de Outubro, no evento de encerramento do concurso, que será realizado nas instalações do AICOS, no Porto.



Passamos os 800 fãs no Facebook



Bem a propósito da chegada da nova App do Facebook aos iPhones e iPads, eis que reparo que são já mais de 800 os fãs que seguem o Aberto até de madrugada via Facebook. Também a eles (vocês), o meu obrigado pelo apoio continuado.


Queda de 60% no Google+?
O Google parece continuar com dificuldade para cativar e manter os utilizadores no seu Google+. Embora a abertura ao público tenha feito com que o serviço "disparasse" no número de utilizadores (mais de 1000% de aumento), a dura realidade verifica-se quando algum tempo depois se descobre que mais de 60% deles não voltam para utilizar o serviço regularmente.

É certo que uma rede social não se faz de um dia para o outro, e principalmente é necessário que as pessoas sintam que o serviço lhes oferece aquilo que pretendem, e lhes facilita a ligação aos seus amigos e familiares.

Uma vez que para a grande maioria, isso já é feito de forma "razoável" pelo Facebook... o incentivo para que utilizem o G+ não é assim tão compensador.

E vocês? Já "abandonaram" o Google+, ou continuam a usá-lo regularmente?


Curtas do Dia

10 comentários:

  1. Ainda não senti nenhum apelo para usar o G+, pelo contrário. Acho que o Facebook conseguiu actualizar-se para fazer frente a algumas novidades que o G+ trouxe.

    ResponderEliminar
  2. "Compras Online com 14 dias para devolução por norma Europeia" Isso já se verificava por cá Dec. Lei 82/2008 (há uns anos).
    Mas é sempre bom que seja a nível europeu.

    ResponderEliminar
  3. Eu pelo contrário, as actualizações do FB levaram-me a usa-lo cada vez menos...

    ResponderEliminar
  4. O problema do G+ é que precisa de uma API que permita aos utilizadores fazer crossposting. Falo por mim, não tenho paciência para andar a postar individualmente em cada site.

    ResponderEliminar
  5. Ainda faltam features essenciais ao G+ para aspirar ao mainstream, mas para geeks já é uma rede superior ao FB. Ao ritmo actual de uma nova feature por dia, o G+ ainda vai dar muito que falar.

    ResponderEliminar
  6. Ufa! o que para aqui vai. Depois de assistir a tal reacção dos comentadores de serviço sou levado a confirmar o facto de que "uma mentira espalhada muitas vezes se torna numa "verdade". E o mais extraordinário é que ninguém tenta averiguar a veracidade dos factos!

    E qual é o facto?
    https://plus.google.com/u/0/113117251731252114390/posts/AZh8wwb76vR

    Para a próxima quando virem por aí algum pseudo-jornalismo vindo de certas Firmas será melhor ter o cuidado de averiguar com mais pormenor e não se deixarem "comer" por tudo o que se lê por aí.

    Para terminar, nem gosto do G+ e muito menos do FB. Como é óbvio, pressinto que lá pelo meio deverá estar a verdade mas sinto-me mais inclinado a acreditar que será uns 80% para Google e restantes 20% para a media afecta a certas marca ou adeptas de quem lhes paga melhor...

    @braço.

    ResponderEliminar
  7. Ah!, esqueci-me:
    - a matemática para os gajos daquela coisa que tens ali na ligação, é uma batata. Talvez com uma dentada em forma de um f... :-)

    ResponderEliminar
  8. @joca

    Ainda bem que assim é, mas aqui - e agora fazendo o papel de advogado do diabo - parece-me que ambos podem dizer que estão correctos: é questão do copo meio-cheio/meio-vazio.

    Dizer que houve 60% de "abandonos" não invalida que o serviço tenha agora 5x mais utilizadores. É apenas a perspectiva com que se olha para os "números" (e nem estou a validar se serão mesmo os tais 60% ou mais ou menos).

    Apenas me interessa que os serviços fiquem cada vez melhores, e cada um tenha liberdade de utilizar o que bem entender.

    Pela parte que me toca, apenas espero que o Google resolva rapidamente os bugs "estúpidos" da App do G+ no iPhone, e que por agora me têm feito "não utilizar" o G+ tantas vezes como gostaria...
    (Por exemplo, tentar aceder à zona das "messages" fica-me indefinidamente a fazer "loading"... e nunca apresenta as conversas... grrrr)

    ResponderEliminar
  9. Não, Carlos não é. Estamos a falar de crescimento e se num pico tu tens 12 x mais, provavelmente terás um momento em que estabilizará. Daí que apenas poderás e deverás fazer qualquer espécie de estatística após um certo período de tempo. Isto é o normal mas se quiseres podes interpretar os números à tua maneira.
    Mas, para ficares mais à vontade com o "jornalismo" que aqueles gajos fazem, eis uma lista de 400 coisa que provocam cancro:
    https://plus.google.com/u/0/114182956162660391899/posts/XJuMqNVzum6?hl=en

    Como podes verificar os gajos são mesmo dignos de nota!

    Já não é a primeira vez que me deparo com notícias desta seita com declarados intuitos políticos e sempre que aparece no meu radar a credibilidade é abaixo de zero talvez por apenas se andarem a fazer ao piso do sensacionalismo.

    Quando estiver por aí, vou chamar os gajos para me verem a mamar 2 francesinhas já que a saudade aperta. Talvez apareça uma notícia de que os portugueses comem francesinhas a toda a hora e em quantidades abismais. Porém se no dia seguinte lá for comer apenas uma os gajos devem chegar à conclusão que afinal a francesinha não é assim tão boa já que existiu um decréscimo de 50%. Ou seja, eu no dia das duas não comi uma a mais, não. No dia da uma é que comi menos uma!
    Matemática é uma batata!

    ResponderEliminar
  10. Ah, não tenho ligado muito ao G+, diria mesmo nada, e como certamente reparaste a conta contém teste... :-)
    No social sou mais do tipo ao vivo e com umas bejecas em cima da mesa e o digital/virtual não me fornece as mesmas sensações...

    ResponderEliminar