2011/11/21

Apple Prepara Ecrãs Híbridos LCD/OLED?


Se por agora os smartphones e tablets se encontram divididos entre LCDs e AMOLEDs, ambos com as suas vantagens e desvantages; em breve essa separação poderá tornar-se mais complicada, caso a Apple traga para o mercado algumas das suas ideias, como é o caso de um backlight OLED - um "ecrã" de menor resolução que permitiria fazer local dimming no ecrã LCD (se isto chegasse a tempo do iPad 3 seria "um luxo"! - e também ecrãs híbridos OLED, que permitiriam usufruir das vantagens dos OLEDs mas poupando energia nos casos (ainda frequentes) de ecrãs de fundo predominantemente branco, como acontece em muitas páginas web, documentos, etc. onde os OLED são mais gastadores.

Vamos lá ver o que dali sai, para que os ecrãs dos dispositivos móveis continuem a evoluir como têm feito até aqui... E não deixa de ser caricato que ainda há poucos anos, ter um ecrã com resolução VGA num equipamento mobile era já considerado "de sonho" - e actualmente se esteja já no patamar das resoluções habitualmente existentes em portáteis e netbooks, de 1280x720 e até superiores.

Se o iPad 3 surgir efectivamente com 2048x1536... a próxima "vítima" destes ecrãs de alta densidade serão certamente os portáteis e monitores de secretária, que actualmente parecem "encravados" no FullHD e não passam daí (a não ser no caso de monitores com preços quase proibitivos de tamanho superior a 27 e 30" e com resoluções superiores.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)