2011/11/21

Android 4.0 sem Flash por Enquanto


Depois da Adobe anunciar que iria acabar com o desenvolvimento do Flash para estas plataformas, os clientes do novo Galaxy Nexus (cujos resultados demonstram que o Android ICS até se mexe muito bem... embora seja penalizado pelo seu GPU face ao que equipa o Galaxy S2) não deverão ter apreciado que o seu novo smartphone "de topo" não tenha vindo com Flash instalado de origem. Mas, parece que por agora ainda vai dar para desenrascar, já que está prometido uma versão do Flash para o Android 4.0 antes do final do ano. Mas... será muito provavelmente a última a ver a luz do dia.

Descansem aqueles que não se imaginam a viver num mundo sem Flash. Perguntem a qualquer utilizador de iOS se estes têm sentido a sua falta... e verão que há vida para além do Flash; e embora concorde que há situações onde ele até pudesse ser útil, a verdade é que em muitos casos ele continuava a ser mal utilizado... e servir de "lenha" para os exemplos de que o Flash não servia para equipamentos com recursos limitados.

Assim, é da maneira que se mata o mal pela raiz, e se força a que os sites sejam feitos de forma acessível a todo o tipo de equipamentos... pelo que todos continuam a ganhar - excepto quem continuar a achar que ter uma "homepage" inteiramente em flash é que é "espectacular"!

4 comentários:

  1. Desculpa mas isto não é "matar o mal pela raiz" -- só o seria se tivessem anunciado o fim do flash plugin em todas as plataformas.

    Vão continuar a existir páginas 100% flash feitas para o IE/Windows, e não são os acessos mobiles que vão mudar isso. A realidade de grandes empresas como PT ou Impresa e as suas apps não tem nada a ver com os sites de pequenas lojas ou empresas locais/regionais que se estão nas tintas para html5, querem é um site apelativo e o mais barato possível.

    Isto é unica e exclusivamente a Adobe a cortar custos. Quem se lixa somos nós.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o 'Tiago Sousa ', tenho visto movimentos anti flash, tudo para 'obrigar ' os sites a usarem html5, mesmo pedindo aos utilizadores para desinstalar o flash.
    Para mim ridículo, html5 pode ser futuro, pode não ser,não interessa, mas por agora flash da-me bastante jeito.

    ResponderEliminar
  3. Também não "extremista" ao pedir para que se desinstalem o flash - mas quando vejo sites *exclusivamente* feitos em flash... até me arrepio.

    ResponderEliminar
  4. nisso concordo contigo

    ResponderEliminar