Naquele que será sem dúvida um dos mais mediáticos casos de "eu bem te avisei" (mesmo que a título póstumo) a Adobe anunciou que irá abandonar o desenvolvimento do Flash para os dispositivos móveis.
Esta medida será vista com enorme supresa por muitos, e representa uma enorme derrota para todos aqueles que apregoavam a capacidade de correr flash como sendo um dos mais importantes factores diferenciadores entre a plataforma iOS e o Android.
Afinal, parece que é a própria Adobe a reconhecer que o Flash não é apropriado para este tipo de equipamentos (mesmo se também eles se tornam cada vez mas potentes) optando antes por investir o seu esforço no desenvolvimento de ferramentas para a criação de conteúdos HTML5 que possa ser vistos em qualquer browser moderno, e também na criação de Apps com base no Adobe Air.
Seja como for parece ser mais que certo que estamos perante o fim prenunciado por Steve Jobs, de que o Flash não tinha lugar nos dispositivos mobile.
Por mim tudo bem... se querem acabar com o flash nos mobiles, força
ResponderEliminarSo n percebo é uma coisa... o flash infelizmente n vai acabar... sites como o youtube há aos pontapes... o que fazer pra ver esses videos futuramente?!?!
Vamos imaginar que daqui a umas quantas versoes do flash, vai ser necessario usar uma certa versão para cima, como aconteceu do flash 7 pro 8 (salvo erro) para poder ver os flashes... o q acontece aos mobile devices que ainda têm a ultima versão do flash instalada, mas q por essa força maior necessitam de uma versão mais recente pra ver os videos?!?!
Cortar assim a coisa a meio acho q n ta certo...
Vão passar a usar Browsers com suporte a HTML5, e deixam de ficar "agarrados" ao flash.
ResponderEliminarAliás, já hoje podes usar o Youtube com a versão HTML5 do Player desde que acedas com o Chrome (Firefox não tenho a certeza) ;-)
Quanto aos sites/serviços que, após um certo período de transição, insistirem em continuar a usar o "antigo" Flash, meus amigos... atualizem-se.
@anónimo
ResponderEliminarO YouTube sempre funcionou nos iphones sem "flash", e tambem nos Android. Daí que, nesse aspecto, nao há problemas.
@Carlos: O youtube que funciona no iphone e androids não tem os mesmos conteúdos que o youtube.com acedido pelo PC. Há muitos vídeos que nao aparecem para iphone/android e aparecem para PC.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarObrigado por tudo Steve. Eras realmente um visionário
ResponderEliminarEu sei perfeitamente q ha o youtube em htlm5, mas nem todos os videos tão em html5 e pralem disso ha muitos mais sites de flash pralem do youtube...
ResponderEliminarOh well... sempre ha uma ultima alternativa de se usar browsers com flash inbuilt...
Yepes. Nem todos os sites que têm Flash são o youtube. ha milhares de sites com flash para não falar de videos.
ResponderEliminarQuem perde é o utilizador.
Já devia era ter sido à mais tempo. Se a tecnologia não presta vamos ficar agarrados a ela toda a vida? Não! Há que mudar
ResponderEliminarJulgo ter lido algures que não vão acabar com o Flash para os telemoveis, apenas a parte de integração nos browsers (plugin).
ResponderEliminarBom, daqui a pouco acabam com o Java também :(
ResponderEliminarSeja Flash ou htlm5, seja tecnologia antiga ou nova, não me interessa, desde que veja o que quero quando quero..
ResponderEliminarAinda hoje , nem de proposito, fui com o meu ipad ao dolce vita douro e queria ver o que ia haver no teatro de vial real.
ResponderEliminarQuando fui a http://teatrodevilareal.com/ nao vi nada pois era flash.
Ja para nao falar de outros sites como alfaromeo.pt e muitos outros... :(