2011/11/04

Siri Perde a Voz nos EUA

A assistente virtual Siri existente nos iPhone 4S pode ser uma das ferramentas mais mediáticas do momento mas mostrou ontem o seu calcanhar de aquiles, quando milhares (milhões?) de americanos se depararam com uma Siri incapaz de reconhecer ou processar fosse o que fosse - limitando-se a responder que não tinha ligação à rede.

Este episódio demonstra que estas soluções na cloud são boas... apenas e só quando "funcionam"; dando assim a oportunidade a muitos americanos de saberem o quanto a Siri se torna inútil quando não se tem uma ligação à internet (o que acontece ainda em grande parte do mundo; ou quando estamos sujeitos a preços exorbitantes de dados em roaming noutros países).

Não se sabe ainda que tipo de problema terá ocorrido, mas pelo menos por cá, a Siri continuou a funcionar sem problemas, pelo que deverá ter sido algo "geo-localizado" que afectou os EUA.


Mas, tal como o "pânico" se instala quando um qualquer serviço do Google (Gmail/Docs/etc) vai abaixo, mesmo que por poucos minutos -  estaremos também a dirigir-nos para um futuro onde os smartphones se tornem "burros" assim que a sua "cloud" vá ao charco?... Pensando bem, se calhar é o que já acontece no presente.

4 comentários:

  1. Desliguem-se de nuvem que não controlam, as pessoas andam todas tontas e devertidas a uzar isto, quanado chover quero ver como vai ser....

    ResponderEliminar
  2. Lol @comentário acima. xD

    O que tenho a dizer: a Apple ultimamente tem andado meia de lado, não? Digo, já não me parece tão perfeita, cada vez mais problemas...

    ResponderEliminar
  3. Este tipo de argumentos são aparentados com os argumentos dos que eram contra o automóvel no final do século XIX. Diziam que o automóvel era muito interessante, sim senhor, mas (e havia semnpre um mas) quando faltasse a gasolina era uma chatice. Como se viu, a evolução é inevitável. e estou convencido que rapidamente a "cloud" vai ser tão fiável quanto um qualquer disco rígido dentro de um computador.

    ResponderEliminar
  4. @AJM

    Concordo plenamente - ou não dependesse eu a "110%" do Google, Gmail, Gdocs, etc. Porque, como disseste, prefiro confiar no seu reduzido downtime, do que downtime do meu próprio material: computadores, discos, etc.

    Seja como for, tal como é "chato" quando ficamos sem o serviço de electricidade, água, gás, etc. Também a falha da "internet" (quer do ISP, quer de um serviço na cloud), torna-se cada vez mais gravosa...

    ResponderEliminar