A busca por melhor qualidade de imagem tem tradicionalmente passado pelo aumento do número de megapixeis nos sensores das câmaras... Mas há também muito que se pode fazer do lado do processamento digital que é feito com os dados captados por esses sensores.
Quem já tiver visto o que pode fazer com uma imagem "RAW" comparado com um JPEG, ficará com uma ideia do quanto o processamento pode afectar uma mesma imagem.
Mas, não só a nível de cor se podem fazer coisas... e com a chamada "Super-Resolution", é possível também aumentar a resolução das imagens.
Tradicionalmente, esta técnica recorre a múltiplas capturas de uma mesma imagem, que são depois processadas para criar uma imagem com resolução superior à do sensor utilizado, usando as inerentes alterações - mesmo que diminutas - entre as várias capturas. Os resultados são muitas vezes quase milagrosos. E há anos que várias empresas têm usado técnicas deste tipo para fazerem o "upscale" de vídeo de baixa definição para qualidade HD...
Mas agora, a NEC diz pretender usar tecnologia semelhante nas câmaras de vigilância, e que permitirá aumentar quatro vezes a resolução sem perda de qualidade. E desta vez, diz que o consegue fazer apenas com uma única imagem - e que utilizará uma biblioteca de imagens padrão para aumentar a resolução (seja lá o que isso for...)
Não há milagres, é certo... mas com o poder computacional disponível actualmente, espero bem que cada vez mais empresas e fabricantes dêem uso a estas técnicas para melhorar a qualidade de fotos e vídeos em dispositivos como os smartphones, onde toda a ajuda é preciosa. (Por agora, tal pode ser feito com recurso a Apps - e não são novidade, lembro-me que já no tempo dos "velhinhos" Nokia existam Apps para esse efeito - mas seria bom que tal pudesse passar a ser feito internamente e automaticamente.)
[via The Verge]
2011/12/15
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)