2011/12/22

Nova Radeon HD 7970 - A Gráfica mais Rápida


Por muito que os CPUs evoluam, para um certo segmento dos clientes de PCs, o elemento mais crítico do seu computador continua a ser a placa gráfica. E para esses, 2012 começa da melhor forma com a chegada da nova AMD Radeon HD 7970.

Uma placa que se torna na oferta topo-de-gama da AMD em placas com um único GPU, e que vem substituir a anterior HD 6970, agora com 3GB de RAM, interface de 384 bits, 2048 stream processors a funcionar a 925Mhz (com a promessa de que facilmente superará o 1Ghz em overclock), e já suportando o novo PCI Express 3.0 e DirectX 11.1.


Mas como a eficiência energética não pode ser esquecida, graças ao novo modo ZeroCore Power, a placa (que tem um consumo máximo de 250W) pode baixar para apenas 15W em modo de funcionamento normal... e até chegar apenas a 3W com um ecrã a preto - e que se torna particularmente interessante para sistemas CrossFire com múltiplas placas... onde as placas secundárias podem assim ficar em modo "low-power" quando não estão a ser usadas.


Há também novidades no campo do áudio (algo estranho para uma placa gráfica), mas com o DDM Audio, a HD 7970 pode mandar canais de áudio independentes para cada monitor - algo que dará bastante jeito para sistemas de videoconferência multi-ecrã, por exemplo.


A HD 7970 traz também o suporte para o Fast HDMI, que permite resoluções até 4k e framerates mais elevados (necessários para vídeo 3D), e até faz algumas habilidades com streaming de video... analisando em tempo real as imagens e corrigindo as imperfeições para recriar um video mais "estabilizado" do que o original.


Quanto aos resultados práticos de tudo isto... os primeiros testes colocam-na já ligeiramente acima das prestações da GTX 580 da Nvidia, ao mesmo tempo que mantém também temperaturas mais baixas... E agora só falta saber se alguém entra em 2012 com disponibilidade para gastar $549 numa placa gráfica - mesmo sabendo-se que é uma placa que permite que joguem Battlefield 3 a 2560x1600 em qualidade Ultra a 50fps!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)