2011/12/14

Problemas Invalid SIM iPhone 4S


Vai fazer um mês desde que falei dos problemas do Invalid SIM no iPhone 4S. Um mês em que regredi à "idade da pedra" das telecomunicações, e onde perdi por completo a confiança que tinha na função mais básica de um telemóvel/smartphone: o estar contactável a qualquer momento e em qualquer lugar.

Este problema degenerativo vai-se agravando ao longo do tempo: de um início promissor, quando troquei de cartão SIM, de um "cortado" para um oficial; e em que se passaram alguns dias sem problemas... passando por começar a ter um erro de Invalid SIM por dia... até passar a ter múltiplas vezes por dia; e pior que tudo, na maior parte das vezes não ter um erro, mas sim a indicação de que tenho a rede com sinal bom e com dados 3G, mas que não passa de uma ilusão. Tentar fazer uma chamada dá direito a "call failed", e quem me tenta ligar recebe igual sinal de que não estou disponível.

Uma pesquisa nos foruns da Apple demonstra que não sou caso único, e a thread que lá criei a queixar-me do problema já reuniu muitas dezenas de relatos semelhantes. O suspeito do costume continua a ser o cartão SIM; já que há até quem tenha trocado de iPhone 4S, e o problema manteve-se. (edit: ver actualização no final do post)

Não deixa de ser estranho que cartões que funcionaram perfeitamente nos iPhones anteriores agora deixem de funcionar - mas há relatos de pessoas nos países orientais, com cartões SIM "esquisitos" que confirmam que funcionavam no iPhone 4 e nem sequer são reconhecidos no 4S; e que apenas alguns modelos bem específicos parecem funcionar sem problemas.

... Não é novidade que a Apple queria acabar com os cartões SIM... e já só me interrogo se este episódio, que nem sei como não tem sido mais generalizado, não vai acabar por ser um verdadeiro "SIM gate" que a Apple utilizará para "justificar" essa sua vontade - como se os cartões SIM não fossem algo com décadas de existência, e que até à data raramente eram causa de qualquer problema.


Actualização: Hoje, recebi um novo cartão MicroSIM da Vodafone; vamos lá ver se faz diferença. Espero bem que sim, que isto de ter um "iPod 4S" já se arrasta há demasiado tempo.

Actualização 2: A Apple já reconheceu o problema e lançou uma actualização para resolver o problema do Invalid SIM.

15 comentários:

  1. Não sendo muito de teorias de conspiração, palpita-me que sim...aquela malta pensa sempre 4 anos à frente...começa agora com falhas...até um dia terminarem os SIM's fisicos e passarem a ter os SIM's virtuais como sempre quiseram...se até 21.12.2012 não arranjarem solução, o mundo acabará muahah

    ResponderEliminar
  2. Dos_Passos14/12/11 16:57

    Aí é que "desbloqueado" era mesmo desbloquado.

    Por exemplo, antes de ir a Inglaterra contratava com uma operadora de lá um "pré-pago". Recebia um código que introduzia no iPhone, em vez de novo SIM.

    Cá, um operador oferecia-me melhores condiçõe mudava de operador.

    Isso é que era de valor.

    ResponderEliminar
  3. Pior que o problema do SIM, é as pessoas realmente ponderarem a hipótese de ser propositado e até a justificação para acabar com os cartões SIM. Não digo que não poderá acontecer... Mas queiram-me desculpar se acho que isso é fanatismo a mais! A meu ver é um problema que tem apenas que ser resolvido e não desculpado.

    ResponderEliminar
  4. Penso que os dias de ouro do iphone começam a desaparecer... problemas de bateria, problemas agora de "sims inválidos"... inadmissível num modelo topo de gama que custa os olhos da cara... e a apple remedeia-se com "actualizações de software merdosas que não resolvem absolutamente nada... e não estão preocupados com isso... afinal de contas, o 4s segundo as lojas da tmn encontram-se esgotados faz vária semanas... comprei recentemente um wildfire s por cerca de 239 euros desbloqueado... por inúmeras vezes perdia sinal de rede quando saía da garagem.... ou seja, indicava "no signal"... liguei para a assistencia deles, foram impecáveis, enviaram-me um email com os passos para resolver o problema: fazer o reset e actualizar para a versão mais recente do android... faz uma semana e não teve mais nenhum problema... isto vindo da htc, que está prestes a falir... os meninos do jobs precisam duns sustos...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Anónimo e o Pedro Lemos; o problema com os cartões SIM não é algo que seja "desculpável" nem tão pouco me parece razoável pensar que é feito de alguma forma propositada - além de soar a uma atitude prepotente.
    Que raio de teoria, pensar que se o cartão SIM não funciona SÓ no Iphone 4S, então é problema do SIM e deviríamos troca-lo. Já chegamos a este ponto na "lavagem cerebral" da maçã?
    Pessoalmente, em equipamentos desta gama, revoltam-me quaisquer erros básicos, seja qual for a marca.

    ResponderEliminar
  6. A "teoria da conspiração" foi feita em tom de brincadeira, não levem tudo tão a peito.

    Quanto a ser problema do cartão SIM, até se poderia aceitar... não fosse o facto de serem cartões que funcionam perfeitamente em 1001 outros equipamentos, incluindo todos os anteriores iPhones. Daí a dificuldade em determinar mesmo um culpado.

    Até ao momento, com o cartão novo, ainda não levei com um erro de SIM Inválido (que por enquanto não descarta nada, pois tambem o cartão anterior funcionou por alguns dias sem problemas; e o outro prévio funcionou várias semanas) mas já levei com outro erro que por vezes surge associado, de dizer que tenho rede no máximo quando na realidade não tem.

    Pelo menos na austrália já há operadores que confirmaram o problema e que estão a trabalhar com a Apple para resolver (talvez via carrier updates?)... Mas até ver explicitamente indicado num update do iOS ou dos carrier settings que estes problemas resolvidos... isto é mesmo de ficar "pasmado" como se podem admitir problemas destes numa altura destas. Não é como se os telemóveis fossem algo recente, e se os cartões SIM fossem uma tecnologia nova.

    ResponderEliminar
  7. Contra mim falo mas parece que vou adoptar a estratégia de um colega meu: smartphone android num bolso e para prevenção de avarias, falta de bateria, um nokia de 40 € no outro...:)))) e esse colega meu tem um iphone 4 comprado em setembro. E já nessa altura dizia: não sei o que se passa mas a bateria dura mto pouco...:))

    ResponderEliminar
  8. A última actualização corrige o problema?

    ResponderEliminar
  9. @Tiago

    Não posso confirmar. Para mim os problemas desapareceram com a utilização do 2º microSIM que a Vodafone me enviou.

    Nos foruns, há quem diga que o update resolveu, mas há também quem diga que não fez diferença nenhuma.

    ResponderEliminar
  10. A mim não me resolveu absolutamente nada. Fiz o update e no outro dia de manhão...Pimba, novamente "Falha no SIM"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, está confirmado que não resolve para todos os casos. A "esperança" está agora no iOS 5.1, que quem tem experimentado diz ter resolvido definitivamente o problema.

      Eliminar
    2. Anónimo7/2/12 13:55

      A minha história é igual á de milhares pelo mundo fora. 4S comprado em novembro. 1 mes de utilização sem problemas. em janeiro começoe com o 2falha de sim. mudei o sim 2 vezes e igual. actualizei o software (mas ainda no 5.0.1 e nada, igual. Mandei o iphone para a APple e vei após 1 semana um novinho em folha. coloquei o meu 3º sim, registei noutra só com o wifi, sem usar o itunes, não liguei á corrente (vinha com 2/3 de carga. De manhã: falha de sim outra vez e de hora a hora. quase perdi o emprego por não estar contactável durante a maioria dos contactos nesta semana. Mandei outra vez para a Apple. NÂO quero mais.

      Eliminar
  11. Acho que voçês deviam pensar menos e agir mais, basta passarem na loja representante da vossa rede, trocarem o velho cartão sim por um micro sim e voilá, problema resolvido.
    "Não vale a pena cortarem o velhinho cartão, pois o seu chip é maior, o que faz o problema persistir".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... "quando troquei de cartão SIM, de um "cortado" para um oficial; "

      O problema está mais que visto que era software, como provado pela actualização do iOS 5.1, que finalmente parece ter resolvido o problema para a maioria das pessoas - e demonstrando que não era culpa dos SIMs cortados, que "milagrosamente" voltaram a funcionar como sempre tinham funcionado no iPhone 4 sem problemas...

      Eliminar
  12. Olá pessoal.
    Eu tenho um Samsung galáxias s 3.
    Já o tive que trocar duas vezes.
    O problema é igualzinho ao vosso.
    Obrigado pessoal.

    ResponderEliminar