2012/01/27

A ACTA Chega à Europa


Para demonstrar o seu desgrado pela assinatura da ACTA, alguns políticos polacos resolverem mostrar esse desagrado usando as máscaras de Guy Fawkes usadas pelo movimento Anonymous - uma máscara que está ela própria sujeita a direitos de autor pela Warner (uma companhia tão "visionária" cuja resposta aos novos sistemas de distribuição digital é... impôr atrasos artificiais que apenas tornam possível que os seus filmes cheguem a serviços como o Netflix, quase 2 meses depois de já estarem à venda nas lojas!)

A ACTA é uma das leis que também tem tentado passar despercebida para que, quando se der por ela, já seja tarde demais (alias, já é... porque a União Europeia assinou este tratado ontem, e não ouvi nada sobre Portugal ter ido "contra a maré"). Sob o abrigo de um nome aparentemente pacífico, de acordo anti-falsificações, com que todos certamente estarão de acordo, escondem-se medidas potencialmente abusivas que (novamente) olham cegamente para os interesses de uns poucos em detrimento das novas realidades digitais.

Em risco ficam todas as ferramentas de contorno do DRM, que neste momento são essenciais para coisas tão básicas como permitir a visualização de um DVD ou Bluray em Linux; e onde a própria criação de software open-source, em vez de ser algo promovido e incentivado, se arrisca a ser algo reprimido e perseguido! Será mesmo este o caminho para o futuro que desejamos?...

4 comentários:

  1. Infelizmente mais uma vez se verifica que o que pode afectar os "pequenos" passa discretamente para não causar problemas. Os nossos serviços noticiosos só estão preocupados com a palavra "crise" e encher o povo de novelas pois é isso que o povo gosta.

    Li ontem uns artigos sobre esta ACTA e realmente não é por acaso que muitas ONG's estão contra ela. Existe boa leitura na net para quem quiser saber um bocado mais sobre este assunto.

    Entretanto esta a ser feita uma petição online para apresentar em Bruxelas no Parlamento Europeu.

    https://secure.avaaz.org/en/eu_save_the_internet_spread/?slideshow

    Sinceramente, espero que não seja tarde para voltar atrás...

    @Carlos, se estiver a violar algum principio do teu blog com este comentário, por favor elimina-o. A última coisa que quero é causar problemas ao AadM :)

    ResponderEliminar
  2. A inquisição anda aí! Eles querem caças o pessoal do open-source. Os políticos só gostam de atrasados mentais para serem facilmente manipulados.

    palhaçada autentica! Se for preciso muitos dos palhaços que concordaram com esta palhaçada, possuem material pirateado nos pc's e não só.

    ResponderEliminar
  3. @Metaltuga claro que sim, eles sabem lá no que votaram. Alguém encheu-se de dinheiro e comandou os Boys! Triste sina!

    ResponderEliminar
  4. A União Europeia, e Portugal, assinaram o tratado, mas a coisa não é final. O tratado ainda tem de ser ratificado no Parlamento Europeu, e depois em *todos* os Parlamentos nacionais. Basta *um* dizer que não para o combóio descarrilar. Há que manter a esperança. A SOPA/PIPA também era dada como dado adquirido... e (até ver) morreu.

    Há que educar os nossos eurodeputados (ainda hoje falei com a Edite Estrela sobre isto no Twitter) e depois os nossos deputados nacionais se chegar a isso.

    Na Polónia até andam protestos nas ruas. Ficaria muito agradecido aos polacos se a coisa tombasse lá mesmo!

    ResponderEliminar