2012/01/24

Automóveis sem Condutor estão a Chegar?


Não temos carros voadores, como há 60 ou 70 anos se imaginava que teríamos por esta altura; mas no entanto estamos prestes a ter algo que será tão apreciado por uns... como odiado por outros: automóveis que dispensam o condutor.

O Google maravilhou-nos ao revelar que tem automóveis sem condutor que já percorreram milhares e milhares de quilómetros de estradas reais sem qualquer tipo de assistência humana, e as implicações sobre as suas consequências e como isso afectará a sociedade são coisas que certamente irão ser cada vez mais discutidas no futuro.

Mas nada disso será possível sem muita tecnologia a bordo destes automóveis, tecnologia capaz de reconher tudo o que está na estrada - e mais que isso, prever e antecipar potenciais situações de perigo para que finalmente, esperemos, os acidentes na estrada causados pelo factor "humano" (que são a sua grande maioria), possem ser virtualmente eliminados.



E como olham vocês para a chegada deste dia, em que os automóveis sejam autónomos e dispensem os condutores? Com agrado, com tristeza, ou um misto de ambos?

5 comentários:

  1. Felicidade, vamos ganhar horas de sono, horas de trabalho, horas de convivência. Vamos ter mais calma, diminuir o stress e melhorar a saude. Haverão menos mortos e menos acidentes.

    Quem quiser dar uma perninha pode sempre ligar o manual!

    ResponderEliminar
  2. Tristeza... Como já referido existem muitas vantagens, mas acima de tudo valorizo a liberdade, coisa que para mim esta em vias de extinção... Isto é tipo como colocar um "chip" no meu filho, caso seja raptado, esteja perdido, necessite de ajuda, saberei onde o encontrar mas a liberdade onde está?... Mas já repararam o que acontecera se todos optarem por isso??? Fica tudo e todos monitorizados...
    Não estamos longe disso, vasta ver as ideias defendidas pela SOPA... Quer controlar transacções financeiras alegando "cerco contra a pornografia infantil"...

    ResponderEliminar
  3. A distinção é simples de fazer: condução por gosto ou condução por necessidade...imaginem uma viagem longa em que podes conduzir tu e esticar um pouco mais a velocidade e diminuir o tempo da viagem, mas quando te sentes cansado, metes o auto piloto, reclinas-te para trás no banco e tentas dormir 2 ou 3h...em vez de parar num hotel e pagar um quarto p.ex. Sei que até chegar a este ponto vai faltar muito, mas ainda gostava de estar vivo para ver! :)

    ResponderEliminar
  4. Isto é bem possível fazer-se se as estradas tb tiverem condições para isso. Era muito interessante, mas não me parece que seja uma realidade muito próxima, mas quem sabe! :)

    ResponderEliminar
  5. O video é mesmo uma montagem mal feitinha... Pelo menos os dois seguementos de cameras com algulos diferentes foram feitos em momentos diferentes... Para não dizer que dá a perfeita impressão que o carro vem sendo conduzido por alguém... olhem-se aquelas mãozinhas... :)

    ResponderEliminar