2012/01/24

Novos Sensores CMOS HDR da Sony


Já por várias vezes vos vim falar dos elementos internos dos sensores que permitem captar imagens digitais nas máquinas fotográficas e de vídeo, e de coisas como o rolling shutter e o padrão bayer. E também não é segredo nenhum que a corrida ao maior número de megapixeis tem feito com que, não raras as vezes, câmaras de 5 ou 8MP consigam captar piores imagens que câmaras com menor resolução.


Felizmente, há quem esteja a trabalhar no aumento, não só da resolução, mas também da qualidade efectiva da imagem... como aqui é demonstrado pela Sony, com a criação de um novo sensor CMOS HDR cuja construção permite aproveitar ainda mais luz (colocando os circuitos de apoio por baixo do sensor de imagem, e assim podendo usar toda a área visível para captar mais luz.)

Para além disso, em vez do tradicional padrão Bayer RGB, este sensor utiliza um padrão RGBW - com um pixel "branco" extra - que permitirá captar informação adicional sobre a luminosidade da imagem a captar. (Algo que não é novo... já há muito que a Fuji tem sensores CMOS que utilizam pixeis extra para este tipo de coisa.)

Portanto... depois do HDR ter feito sucesso na fotografia... o próximo passo que se segue é o HDR em vídeo, e isso será possível assim que estes novos sensores CMOS de 8 e 13MP cheguem ao mercado este Verão (a tempo de equiparem o futuro iPhone 5?... Afinal o aclamado sensor de 8MP do actual 4S também tem sido feito pela Sony... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)