2012/01/06
O GPS Desaparecido do Transformer Prime
O Transformer Prime pode ser um dos tablets mais desejados do momento (e tem apresentação marcada no nosso país já para a próxima semana)... mas mesmo vindo de uma empresa com a longa história e experiência que tem, chegou ao mercado com uma gravíssima falha de concepção que obrigou a ASUS a tomar uma medida drástica: retirar a funcionalidade de GPS da lista de características do Transformer Prime!
Não é que o Transformer Prime não tenha GPS - nem tal faria sentido, sendo uma versão "superior" à do Transformer original, que também vem equipado com tal funcionalidade que hoje em dia se tornou tão comum que já nem é considerada como "extra". O problema é que, embora tenha GPS... a sua concepção toda em metal faz com que a recepção dos sinais GPS seja mais complicada... fazendo com que a posição demore mais tempo a ser calculada, e a margem de erro a torne insuficiente para quem pretender usá-lo como sistema de navegação.
Não há dúvida que o Transformer Prime é um dos mais bonitos tablets da actualidade... mas quando a sua "beleza" interfere com os aspectos técnicos e algumas das suas funcionalidades... E ainda por cima, quando tal apenas parece ser notado quando começa a chegar às mãos dos clientes finais... parece-me que é altura da ASUS rever o seu processo de desenvolvimento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva
ResponderEliminarSeguindo a mesma bitola de outras grandes marcas, a ASUStek também dá cada tiro nos pés..., dass... ;)
Isto não se deve à ganância de mandar, "ASAP", produtos cá para fora (inacabados, ou mal testados), sem pensar no consumidor final?
Ganância aqui é relativo, porque não sei como se pode avaliar as "não vendas" devido a estes problemas, face às vendas devidas ao lançamento neste momento.
ResponderEliminarPessoalmente e por feitio (...ou defeito) não podendo lançar o produto a tempo e em condições, preferia adiar o lançamento mas fazê-lo em condições... Quiçá esse tempo decorrido permitisse mais alguns melhoramentos "extra".
Penso que a Asus deve ter estudado bem os consumidores e lá viu que o GPS não é uma "feature" muito usada/apreciada nos tablet. Eu também não vejo ninguém usar um tablet para navegação, e talvez no futuro optimizando o controlador eles activem o GPS para ser usado em Facebook e redes sociais para dados de localização.
ResponderEliminarSeja como for um grande número de empresas lançam produtos com softare inacabado e os "early adopters" acabam sempre por ter uns meses de angústia...
Ainda chegaremos ao tempo em que também os carros saem com ABS/ESP/Comp Bordo mal calibrados e temos que esperar 6-8 meses até os podermos usar em condições LOL Já aconteceu na BMW um caso semelhante com o software duma caixa automática há uns anos :)
Falha gravíssima e de certeza que irão "rolar cabeças" na Asus :-)
ResponderEliminarDe qualquer das formas continuo a espera dele, pois para mim, o factor GPS num tablet não é algo crucial!
O gps nao é só usado para navegação, tenho imensas AppS no meu tablet que usam gps, nem que seja por uns segundos, portanto grande fail da Asus.
ResponderEliminarSe isto acontecesse num tablet de uma marca que nos cá sabemos caía o mundo.....como é a Asus, discute-se e tal mas depois esquece-se, lançar coisas á pressa dá nisto.
Luís Faria: essa marca de que falas lançou o ultimo iPod sem metade das coisas do antecessor dele e não rolaram cabeças nem caiu o Carmo :-) não digo que não haja pessoas que como tu usam muito, mas penso que a esmagadora maioria sente tanto a falta do gps num tablet como foi sentida a falta dos infravermelhos nos telemóveis.
ResponderEliminarGosto dos produtos da Asus e estou ansioso para comprar o Prime mas digo sinceramente que isto foi uma grande falha que nao pode ser admissível a uma empresa dessa magnitude. Este bug só mostra que o produto não foi devidamente testado... e podem dizer o que quiserem mas é esta a verdade já que erros destes são detectáveis.... lamentável mesmo :(
ResponderEliminarNo entanto tb concordo que prefiro que nao apanhe muito bem GPS do que ter o bootloader fechado... mas é inaceitável na mesma.
Uma coisa é lançar um produto com certas características, independentemente de trazer mais coisas ou nao que o antecessor, e outra coisa é dizer que um produto lançado traz as features x e y e nenhuma delas funcionar como é suposto funcionar.
ResponderEliminarTirando isto, sem duvida que este é o melhor tablet android, mesmo sem o gps. Resta esperar pela resposta dos outros fabricantes.
Não è só o gps que apanha mal !! O WiFi também dá mal e cai, cuidado pessoal
ResponderEliminar