2012/01/18

Wikipedia Fecha por 24h Contra a SOPA


Conforme planeado, a Wikipedia fechou hoje o site por 24h (desde as 5h da manhã) em protesto contra as propostas de lei norte-americanas - nomedamente a SOPA e a PIPA - e que sob o pretexto da defesa dos direitos de autor e o combate à pirataria pretendem dar a algumas entidades o poder absoluto e sumário de bloquear praticamente todo e qualquer site que desejem.


Também o site ARStechnica se junta à luta, mas sem encerrar o site, optando pela via da informação e da sensibilização.

Tal como eles, também eu acho que se devem encontrar formas de proteger os direitos de autor e os compensar justamente pelo uso das suas obras... Mas, não é com medidas desta natureza, ou a taxação indiscriminada de tudo e todos - como cá tentam fazer com a polémica Lei da Cópia Privada PL118 - que se vai lá...

E nem o Google deixa de marcar a sua posição contra estas propostas de lei abusivas, que no mínimo permitem que nos EUA passem a existir leis de censura camufladas sob o pretexto da defesa dos direitos de autor.



Por último, apenas um destaque quanto à forma como esta oposição tem sido noticiado nos media portugueses (pelo menos na rádio), em que até fica a parecer que o movimento é a favor da pirataria. Conviria talvez dizer que não é esse o caso: nem o Google nem a Wikipedia são a favor da pirataria - são apenas contra *estas* propostas de lei que, sob esse mesmo pretexto tenta obter poderes excessivos e abusivos sobre toda a internet. Algo que é bem diferente e que - isso sim - deveria ser o ponto essencial a passar a toda a gente.

Actualização: muitos mais sites que aderiram ao protesto.

2 comentários:

  1. O XDA developers tambem fechou.

    ResponderEliminar
  2. A wikipedia não está "fechada", tem apenas uma div a cobrir os conteúdos...
    Nada que um firebug ou um developer tools não consiga resolver com 2 ou 3 clicks ;)

    ResponderEliminar