2012/02/22

Coisas a Copiar do WebOS


O WebOS poderá estar condenado ao esquecimento, depois de toda a novela da sua aquisição por parte da HP, que a todos fez crer que iria apostar nele em força... mas que depois o deixou cair desamparado.

Seja como for, isso em nada invalida que o WebOS tenha muitas coisas que estão mais bem feitas que nos restantes plataformas mobile do momento. Coisas que deveriam servir-lhes de inspiração (embora já se saiba que hoje em dia a "inspiração/cópia" acaba muitas vezes nos tribunais em guerras de patentes!)

É o caso da gestão das Apps em multitasking, pelas quais podemos saltitar facilmente, e até ter acesso fácil a múltiplas janelas de uma mesma App (quem já tiver tentado escrever um email onde tem que andar a copiar bocados de outros emails certamente já terá desejado algo melhor - ou em muitos casos, desiste e espera até estar num PC para escrever esse mail.)


Outra coisa muito bem feita e que demostra o potencial de futuro que o WebOS tinha, é a criação de contas gerais para vários serviços.


Ao adicionarmos uma conta de dropbox para documentos no WebOS, todas as Apps do sistema ganham acesso imediato a gravar/escrever no Dropbox - em vez de terem que suportar especificamente esse serviço.
Mas estas contas gerais  não se limitam a coisas como documentos; também fazem o mesmo para serviço de mensagens, emails, contactos, etc.

A par de outras, como o teclado, notificações, acesso directo aos settings, etc... Coisas que nalguns casos podem ser replicadas ou conseguidas no Android (no iOS já sabemos como é... ou se faz jailbreak, ou nada)... mas que ainda assim demonstram que não há sistemas perfeitos, e que todos teriam a ganhar se estivessem dispostos a aprender uns com os outros.

2 comentários:

  1. Espero bem que quando sair o Open WebOS mais para o final do ano, a malta das custom ROMs Android se queira divertir com isto e torná-lo compatível para alguma máquina decente... Parece um SO consistente que merecia bom hardware!

    ResponderEliminar
  2. O WebOS tem problemas relativamente graves de performance. É um CPU hog e um power hog.

    ResponderEliminar