2012/02/13

Dia Mundial da Rádio


Hoje em dia há dias dedicados a tudo e mais alguma coisa, e era uma injustiça não haver um dia dedicado à rádio. Pois bem, a Unesco veio resolver o assunto, e o dia 13 de Fevereiro é agora o dia Mundial da Rádio.

Este dia chega em altura particularmente simbólica, em que se assistem a vários ataques a novo meio de comunicação do momento: a Internet. É que também a rádio foi alvo de ataques semelhantes, com a sua adopção em larga escala a ser uma batalha que demorou muitos anos a ser vencida - mas que uma vez mais prova a invitabilidade da mudança, e a obrigatoriedade da adaptação aos novos meios.

Vista inicialmente como o fim da indústria musical, veja-se tudo o que a rádio fez, e continua a fazer, pela música. E não só pela música... notícias, informação, cultura, entretenimento, tudo coisas que ainda hoje fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas em Portugal e no mundo; e que até têm encontrado novos ouvintes graças à maior interactividade possibilitada pela internet e pela sua acescida interactividade (que anteriormente se limitava às chamadas telefónicas.)

A rádio está viva e bem viva... e serve de exemplo para que os novos meios de comunicação devem ser abraçados e aproveitados - e não rotulados como o próximo grande desastre da humanidade, como alguns recorrentemente insistem em fazer.

3 comentários:

  1. estava a ouvir a rfm assim que li esta noticia.

    ResponderEliminar
  2. Eu a ouvir a Radio Nova (porto) 98,9...
    Gostei de saber essa de hoje ser o Dia Mundial da Radio.
    Um bem haja a um serviço que, nos dias tecnológicos da nossa era, passa por vezes muito invisível...

    http://armpauloferreira.blogspot.com/2011/09/radio-nova-22-anos.html

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Enquanto amante da Rádio e programador decidi combinar as minhas duas paixões e fazer algo para me acompanhar nas horas de programação. Foi assim que surgiu a Rádio Virtual em http://www.radiovirtual.com.pt que tem como objectivo permitir ouvir e saltar de rádio com um simples clique e ao mesmo tempo partilhar a música que estamos a ouvir no Facebook ou ver o vídeo clip da música.

    Uma humilde tentativa de trazer a Rádio para a Internet com todas a potencialidades que ela oferece.

    Infelizmente muitas rádios não disponibilizam stream ou muita informação.


    Deixo por isso o convite num dia tão especial como este.


    Ricardo Pinto

    ResponderEliminar