2012/02/13

Pesadelos nas Reparações e Garantias


Vivemos num mundo em que estamos constantemente rodeados de computadores e smartphones, e onde se torna inevitável que acabemos por depender deles - em maior ou menor grau. E por muito úteis que nos sejam, e por muito bem que funcionem na maioria dos casos, é apenas uma questão de tempo até que tenhamos que lidar com a inevitável avaria.

E se na maioria das vezes estes casos têm resolução fácil e eficiente, por parte da assistência técnica das marcas/entidades envolvidas durante o período de garantia; noutros casos revelam-se autênticos pesadelos causadores de imensas dores de cabeça.

Imaginem que têm um problema no vosso portátil e o enviam para reparação - e quando esperavam receber a notícia de que tudo estava resolvido, afinal são informados que o problema não está coberto pela garantia devido a uso indevido, indicado pela tampa partida do portátil. Tampa partida essa que vocês nunca viram, pois quando saiu de vossa casa estava no seu estado original. Um caso "hipotético" que infelizmente é bem real.

Problema no transporte (embora o equipamento fosse bem acondicionado dentro da sua mala de transporte)? Danos causados no destino sem serem assumidos?... Tudo é possível.

Fica o alerta para que, caso se vejam perante a situação de terem que enviar materiais para reparação, documentarem bem o seu estado actual, e pedirem confirmação de que é esse o estado com que chegou ao local de destino - para que ambas as partes fiquem salvaguardadas. Senão, num caso extremo, arriscam-se a que digam que o vosso precioso portátil lá chegou partido em 1000 bocados, e que a culpa é vossa!

4 comentários:

  1. As vezes acontece de termos uma rachadela há vários meses mas q em nada interferiu com o PC. Depois vai a garantia por um problema que nada tem a ver, por exemplo a drive CD/DVD que nao funciona, e como tem a rachadela, já está fora da garantia, mesmo que sejam situações independentes...

    ResponderEliminar
  2. Mais um pesadelo em termos de RP...?

    ResponderEliminar
  3. O pior que me já aconteceu foi ter mandado para reparação um computador 5 vezes, chegando ao cúmulo de fazer um filme para mostrar como o problema não era do windows. Lá trocaram o processador.

    ResponderEliminar
  4. O material deve ser sempre entregue na sua caixa original. Já entreguei n coisas (discos, monitores, portáteis) às garantias em diversas marcas SEMPRE na sua caixa original e nunca me aconteceu nada do género. Nunca pensaram porque é que as coisas vêm demasiado acondicionadas na caixa de origem?

    ResponderEliminar