2012/02/24

Limites nos Planos Ilimitados Não faz Sentido [Estudo]


A questão dos limites de tráfego e das continuadas publicidades enganosas que os ISPs atiram cá para fora é um tema que nos é bem familiar (infelizmente, pelos maus motivos). E agora, eis que um estudo conclui que a limitação da velocidade de tráfego nos planos ditos ilimitados não faz qualquer sentido.

No caso da internet móvel na Verizon e AT&T, fica demonstrado que a utilização média é praticamente a mesma quer no caso dos tarifários ilimitados quer no dos tarifários limitados. Olhando para as médias dos consumos dos 5% dos utilizadores mais gastadores, a coisa anda sempre pelos 3-4GB mensais.

(No caso da Verizon, esta começa a fazer throttling apenas a partir dos 5GB de consumos mensais; na AT&T, começa logo mal se chegue aos 2GB.)

Ou seja... fica demonstrado que o throttling em nada afecta o congestionamento da rede ou o uso que os seus clientes dão à internet; e que estas políticas servem apenas como táctica para empurrar os clientes para planos mais caros...

Pessoalmente, apenas estou surpreendido por os 5% mais gastadores apenas usarem 3-4GB de internet mensalmente. Andam os operadores a limitar as velocidades por causa disto?

1 comentário:

  1. E agora:
    Judge awards iPhone user $850 in throttling case
    http://news.yahoo.com/judge-awards-iphone-user-850-throttling-case-195042925.html

    ResponderEliminar