2012/02/20

MS testa IE com Internet "Privada"


O que fazer quando se tem que desenvolver um browser e se necessita de averiguar que tal ele se comporta, numa internet dinâmica cujas condições mudam a cada milésimo de segundo? Para a Microsoft, isso é coisa que se torna mais simples, graças ao seu Internet Explorer Performance Lab.

Trata-se de um laboratório onde a MS replica uma "internet" privada, onde todos os factores podem ser controlados e monitorizados em pormenor, com uma resolução de 100 nanosegundos!

A MS diz que o utilizador habitual do Windows passa cerca de 50% do seu tempo num browser web; e que por isso se trata de um elemento que tem que funcionar exemplarmente, já que qualquer atraso ou falha no browser acaba muitas vezes por dar "mau nome" ao sistema operativo.

Com este laboratório, onde existem 140 computadores e são realizados 20 mil testes por dia, onde são recolhidos dados sobre a utilização do CPU e do GPU, bytes recebidos e enviados, etc. a MS testa toda e cada alteração feita ao IE para determinar o seu efeito no desempenho. São testes que geram mais de 480GB de dados que são depois processados por 11 computadores "jeitosinhos" (16 cores, 16GB de ram) e armazenados num servidor SQL com 24 cores e 64GB de Ram para gerar os relatórios finais.

Mas, para além de este laboratório permitir testar os browsers em condições onde tudo pode ser repetido e replicado com as mesmas exactas condições; também é possível simular o ambiente turbulento da internet real, introduzindo variações na latência, packet loss, e todas as condições possíveis de acontecer no mundo real.

Sem dúvida... um local interessante para se trabalhar e optimizar um browser...

[via Extremetech]

2 comentários:

  1. Então...e porque é que não sai de lá um browser de jeito (falo isto porque sou obrigado a usa-lo a nivel empresarial)?

    ResponderEliminar
  2. entao os que fazem o chrome devem fazer isso 2x LOL

    ASs Justin bieber ahaha

    ResponderEliminar