2012/02/07

Óculos Virtuais do Google


Os rumores sobre os óculos de realidade aumentada do Google continuam a subir de tom. A ideia é criar óculos de aspecto normal, mas que permitam aos seus utilizadores terem acesso continuado a um interface digital que pode incluir a tão popular realidade aumentada graças a uma câmara integrada.

Quem viu os protótipos diz que por agora se assemelham mais a óculos como os Oakley na imagem ali em cima do que propriamente óculos "normais"; e infelizmente, o ecrã apenas existe para um dos olhos e não é transparente (algo que poderá limitar o seu uso na vida real - pois seria algo que necessitaria de algum treino, como poderão confirmar os pilotos militares que têm que dar uso a sistemas semelhantes).

Mas, tal poderá ser apenas devido às limitações do hardware utilizado nestes protótipos, e que numa futura versão a comercializar seja efectivamente feito com ecrãs transparentes. Embora as possibilidades de interligação com dispositivos móveis sejam algo que nos venham imediatamente à cabeça, estes óculos funcionam de forma completamente autónoma, e usam o movimento da cabeça para seleccionar e activar as funções, assim como o reconhecimento de voz.

Teoricamente, estes poderão ser o verdadeiro interface do futuro, dispensando a utilização das mãos para fazer aquilo que hoje consideramos implícito (ter que segurar num aparelho, para olhar para ele, para interagir com ele, etc.)... Só não sei quanto tempo faltará para que tal coisa se possa tornar efectivamente possível na realidade, de forma verdadeiramente prática, e a preços que lhe permitam revolucionar o mercado.

2 comentários:

  1. Anónimo7/2/12 11:44

    E quando é que inventam uma cozinha que faça tudo sozinha? É que já estou farto de confeccionar alimentos e lavar a louça. lololololololol.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/2/12 17:03

    Para lavar louça há a máquina! Para cozinhar há empregada ou mulher! Só que para ambas precisas de dinheiro e a última só com muita sorte a consegues convencer! :)

    ResponderEliminar