2012/02/07

Dia da Internet Segura


Hoje é o dia dedicado à Internet Segura. Um dia que marca também a chegada a Portugal do Centro de Segurança Familiar do Google. Um projecto do Google que já existe em diversos países e que agora chega a terras Lusas.

Sabendo-se que as actividades online são utilizadas pelos jovens desde cedo, é necessário educar pais e famílias para que estejam atentos a esta nova vertente, que tanto tem de útil e benéfica... mas que também tem os seus riscos. A coberto do anonimato permitido pela internet, torna-se fácil criar uma identidade falsa com a qual atacantes se podem fazer passar por amigos "virtuais" das crianças e adolescentes, pedindo-lhes informações e dados privados que podem colocar em risco a sua segurança e a das suas famílias.

O tradicional aviso de ter muita atenção aos deconhecidos aplica-se igualmente a estas conversas virtuais; e torna-se essencial sensibilizar as crianças desde cedo para que tipo de informações eles disponibilizem na internet, mesmo quando pensam que o estão a fazer apenas com amigos (já que no caso de pessoas que tenham "milhões" de amigos no Facebook... para todos os efeitos será informação pública.)


Mas, ter consciência dos riscos da Internet é algo que não escolhe idades; e embora os jovens possam estar mais vulneráveis, também os adultos devem tomar as devidas precauções, que começam com coisas tão simples como a escolha de passwords seguras.


Vamos supôr que já ninguém utiliza a sua data de nascimento como password, ou as suas iniciais, ou a sua cor favorita, ou o seu clube de futebol. O ideal será utilizar uma password aleatória contendo números, letras (minúsculas e maiúsculas), e até caracteres especiais - que dificultarão exponencialmente o processo de tentativa de descoberta da vossa password por métodos de "força-bruta".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)