2012/03/06

Lentes Carl Zeiss do Nokia PureView


A chegada de um smartphone com uma câmara de 41MP (no Nokia 808 PureView) poderá ter maravilhado muitos fãs, mas levantou também muitas questões quanto à forma como tal teria sido conseguido.

Para além do sensor, o ponto crítico que se lhe segue é evidentemente o das lentes utilizadas. E agora a Nokia revela um pouco do que foi necessário para se conseguir criar uma lente Carl Zeiss capaz de suportar um sensor com tantos megapixeis, mas que tem também que ser pequena o suficiente para ser montada num smartphone.

Um artigo onde é referido aquilo que também já todos sabemos, de que não faz sentido ter uma lente de alta qualidade num sensor com pouca resolução (a Carl Zeiss diz que abaixo de 2MP o sensor não tirá partido de uma das suas lentes de alta-qualidade), mas que os mega-pixeis também não são tudo: sendo perfeitamente possível ter um sensor de 8MP que produza imagens piores que um de 5MP.

... Portanto, quando dizem que o trabalho feito para o Nokia PureView representa uma lente "perfeita"... há que acreditar que eles sabem realmente do que falam. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)