2012/04/16

Análise à Philips Fidelio AS351 - Android Dock

Quando se fala de docks com colunas, o mais habitual será pensar logo em iPods e iPhones... No entanto, também os equipamentos Android têm direito a ter um bom som em qualquer lugar, e por isso mesmo a Philips disponibiliza esta Fidelio AS351 apropriada para uma enorme variedade de equipamentos Android.

No entanto, poderão perguntar: como é que estas colunas Bluetooth podem ter uma dock capaz de suportar praticamente todos os smartphones Android, se uns têm uma ficha de lado, outros em baixo, outros do outro lado, etc?

É isso mesmo que vamos ficar a saber já de seguida:


Philips Fidelio com FlexiDock

Para se aventurarem na criação de um sistema capaz de acomodar toda a imensidão de dispositivos Android diferentes, com fichas microUSB que podem surgir montadas na parte inferior ou lateral, voltadas para um lado ou para o outro, a Philips inventou o sistema FlexiDock.


Com este sistema, a Fidelio AS351 não tem problemas em se adaptar a qualquer smartphone Android, independentemente da posição em que tem a sua ficha microUSB (mesmo se nalguns casos isso poderá significar a colocação do vosso Android "de pernas para o ar".




Para garantir que o equipamento fica bem acomodado, existem dois suportes laterais cuja altura pode ser ajustada para que não haja oscilações. (A ficha pode igualmente ser arrastada para a esquerda ou direita, garantindo que o vosso Android fica sempre ao centro.)


Em Funcionamento



Não há nada que enganar. Esta dock pode funcionar a pilhas (4 pilhas AA, com autonomia para 8h), mas o mais aconselhável é darem uso à fonte de alimentação fornecida para garantirem que está sempre pronta a funcionar. Para além da dock com ficha microUSB, existe ainda um porta USB extra na traseira que podem usar para carregar outro equipamento, e também uma entrada line-in extra, para que possam ligar equipamentos sem bluetooth.

Refira-se que a ligação sonora é sempre feita por via bluetooth, mesmo quando colocam o equipamento na Dock (que apenas serve para o seu recarregamento).



Para quem não se quiser preocupar, a Philips disponibiliza a App DockStudio para Android, que trata automaticamente da ligação bluetooth, e traz o Songbird para facilitar a reprodução e a gestão das vossas músicas - assim como acesso a internet Radio e um modo de relógio, com informação do estado do tempo e alarmes... ideal para quem colocar a Fidelio na mesa de cabeceira.

Infelizmente... a App não detecta a proximidade da dock, pelo que apresenta sempre a mesma mensagem de toda e cada vez que liguem o vosso Android a um cabo USB (algo que seria de evitar). alarme..




Embora esta App represente uma evolução significativa face às versões iniciais, é ainda algo que poderia usufruir de mais alguma atenção. (No meu Sapo A5 e no LG Prada, crashou por várias vezes....)



Refira-se que mesmo quando não quiserem ter o vosso smartphone ligado à dock, poderão continuar a usá-la para ouvir música via Bluetooth (e embora seja uma dock para Androids, nada impede que qualquer outro smartphone com bluetooth lhe possa dar uso, como iPhones e Nokias Symbian, etc.)



Com 10W de potência e 2 woofers de 3", a qualidade sonora desta Fidelio é incomparavelmente superior à que se obtem com as colunas de qualquer smartphone. Claro que se exagerarem no volume rapidamente chegarão aos seus limites; mas há uma gama bastante generosa de volume que oferece uma qualidade acima do que estava à espera. Ouvir música ou ver filmes com o som a sair desta dock torna o vosso Android num verdadeiro micro-HiFi ou micro-ecrã de cinema (neste último caso, apenas para quem tiver a felicidade de ter um Android que tenha a ficha USB na parte lateral... como o Sapo A5! ;)




Philips Fidelio AS351



Prós
  • Qualidade sonora
  • Portátil (funcionar a pilhas se necessário)
  • Dimensão compacta
  • Felixdock permite utilizar praticamente todos os Androids

Contras
  • App bastante instável (e que se tenta ligar à  Fidelio sempre que ligam qualquer cabo USB)



 O preço recomendado da Philips Fidelio AS351é actualmente de 139.99€.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)